Policiais do 22º Batalhão de Polícia Militar, interceptaram em Colombo um ” arsenal de guerra” na noite do último sábado (7), dentro do Condomínio Residencial Vida Bela, localizado na Rua Abel Scuissiato n° 2829, bairro Atuba. Segundo o Boletim de Ocorrência, a policia militar foi acionada por volta das 21h43min, após uma comunicação de uma rixa ocorrido na cancha de futebol de areia localizada dentro do Condomínio. Em seguida o CPU do 22ºBPM, equipes de RPA, ALI/22ºBPM e BOPE deslocaram ao local., onde teve cenas cinematográficas na tentativa de resgate do suspeito.
Abordagem
Ao averiguar o ocorrido, a equipe do do 22º Batalhão, foram informados que a confusão começou quando um menino jogava areia em outras crianças, o qual foi repreendido pelos pais das mesmas. O pai do infrator não gostou de ver seu filho sendo chamado à atenção e após ter se deslocado do local voltou logo depois para tirar satisfação e defender a honra do seu filho.
No entanto, furioso o pai não imaginava que no local havia a presença de Policiais Militares e de um Guarda Municipal de Curitiba. Em determinado momento o individuo sacou uma pistola, manejou o ferrolho da mesma e apontou para uma criança que estava na quadra. Diante disso, o soldado mesmo desarmado, juntamente com o guarda municipal se identificaram como policiais e deram voz de abordagem ao suspeito armado. Neste momento o suspeito saiu correndo em direção ao veículo onix de cor branca e placa PJT6134 para aprender fuga do local, realizando manobra perigosa contra os referidos.
Prisão
Mesmo com o veiculo em movimento, num ato de coragem e com o intuito de realizar a prisão do suspeito, o soldado do BOP entrou dentro do veículo pela janela do motorista travando o volante e puxando o freio de mão Ao visualizarem a confusão,dois policiais que estavam no local, sendo um soldado e um sargento, sairam em apoio ao destemido soldado e ao guarda municipal, conseguindo retirar o suspeito de dentro do veículo e desarmá-lo. Segundo a policia o detido conta com uma extensa ficha criminal.
Apreensão de “arsenal de guerra”
Ao averiguarem o porta-malas do veículo GM/ONIX, placas PJT-6134 do indivíduo detido, as equipes localizaram um “arsenal de guerra”. Ao todo foram apreendido 6 fuzis calibres 7,62 e 5,56, 1 pistola 9mm. 1 par de placas balísticas.114 miguelitos.,19 munições calibre 9mm, 472 munições calibre 7,62, 163 munições calibre 5,56, Máscaras, Luvas, e 19 carregadores de fuzis e uma mala com dinheiro. A operação resultou na prisão de 4 pessoas.
Segundo informou ao Blog Ivan de Colombo, o chefe do Estado-Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos, a prisão foi um golpe em uma possível facção criminosa ” Parabenizamos todos os envolvidos. Existe a suspeita que os detidos tenham participado da explosão de um caixa eletrônico no município de Ipiranga. Outra hipotse é que essas armas poderiam estar servindo de objeto de aluguel, um mercado bastante comum onde pessoas alugam armas para as quadrilhas realizarem roubos e depois fazem a devolução”. declarou Sérgio Ramos
Tentativa de resgate
Como acontece nos filmes houve inclusive a tentativa de resgate do preso. No momento em que os policiais estavam contendo o abordado, chegaram para tentar resgatar o suspeito detido outras duas pessoas. Neste momento os militares necessitaram utilizar do uso progressivo da força para conter os suspeitos que tentaram o resgatar o preso. Os detidos foram encaminhados à sede do COPE juntamente com os veículos apreendidos sendo estes um veículo onix de placa PJT6134, um veículo Palio de cor branca de placa NKY1F11 e um veículo saveiros de cor vermelha de placa a WZ0530.
Maletas de dinheiro
Enquanto os policiais estavam envolvidos na prisão do suspeito e dos sequestradores, chegou a informação passada por um dos moradores de que um individuo estaria fugindo com uma maleta. Ao ser abordado o mesmo estava se evadindo do local com uma a maleta contendo R$ 3.700,00 em notas diversas. Quando a situação já estava controlada e os abordados detidos pelos militares e pelo guarda municipal, foi realizado a comunicação ao 190 informando a ocorrência, chegando para prestar apoio mais uma viatura e equipes da Rone. No apartamento do preso policiais da Rone localizaram mais uma maleta contendo R$ 69, 902,00 em notas diversas. Chegaram ainda em apoio a equipe ROCAM do 22º Batalhão e P2 BOP.