O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta quinta-feira, 21, a presteza da Secretaria Estadual de Saúde na entrega das vacinas às cidades e a eficiência das equipes municipais de saúde do na imunização da população contra a covid-19. Desde o início da vacinação, o Paraná já aplicou 7,1 milhões de doses e 63,2% dos adultos receberam ao menos uma das vacinas. A população completamente imunizada está em 21,3%.
“Sempre que chega uma vacina, vai para o braço da população no menor tempo possível. É um sistema muito eficiente que temos no Paraná. Todos estão trabalhando de forma ágil e responsável”, avalia Romanelli. “Sentimos o fato de as vacinas terem demorado tanto para chegar ao Brasil, por ineficiência do governo federal. Isso teria poupado milhares de vidas”.
Romanelli destacou ainda as várias medidas tomadas pelas prefeituras para dar agilidade e rapidez na vacinação dos paranaenses. “Teve mutirão, busca ativa, plantões, drive-thrus, vacina noturna e nos finais de semanas. As equipes municipais de saúde estão de parabéns por todas as estruturas e estratégias que estão agilizando a vacinação em todas as cidades do Paraná”.
O deputado acredita que o cronograma estabelecido pelo Estado para vacinar todos os adultos nos próximos dois meses tem toda a condição de acontecer. “Esperamos que o Ministério da Saúde cumpra os compromissos de enviar as vacinas. Se todos os lotes chegarem a tempo, a imunização vai acontecer porque o Paraná está muito organizado”, informa o deputado.
PROMESSA – Em visita a Foz do Iguaçu, na terça-feira, 20, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que a população adulta brasileira deve receber pelo menos uma dose, ou dose única, até o final de setembro. Segundo ele, a estimativa é de que 50% da população esteja imunizada com as duas doses até lá.