Sanepar vistoria ligações de esgoto de 500 imóveis em Toledo

Ivan de Colombo

A Sanepar está fazendo vistoria técnica operacional nas ligações de esgoto em imóveis residenciais em Toledo. Serão visitados cerca de 500 domicílios localizados no Jardim Gisele, Loteamento Dulius e Gafuri.

A finalidade é verificar se as ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto foram executadas corretamente, se as instalações hidrossanitárias estão em conformidade com as orientações da Sanepar e se atendem a legislação ambiental.

O trabalho é feito pelas equipes da empresa RCM, contratada pela Companhia. Os agentes socioambientais foram treinados para a atividade e usam uniforme com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. As equipes também utilizam todos os equipamentos de segurança necessários.

Os testes são feitos com corantes à base de água. Ao final da vistoria, se o imóvel estiver com todas as instalações corretas, os agentes emitem um certificado de regularidade. Em caso de situação irregular ou fora do padrão exigido pela Sanepar, o cliente é orientado e notificado, e terá um prazo para fazer a regularização. As vistorias não têm custo para os clientes e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.

O trabalho das equipes depende de autorização do morador para terem acesso ao imóvel e vistoriarem os pontos de lançamento de esgoto doméstico do banheiro, cozinha e lavanderia. Todo o esgoto desses lugares deve ser destinado à rede pública da Sanepar, que faz a coleta e o tratamento adequados.

Os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar a ela. “Bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o afastamento e o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças”, destaca o gerente regional da Sanepar Eduardo Arrosi.

CUIDADOS COM A LIGAÇÃO – A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das calhas, proveniente da chuva, para as galerias de águas pluviais. Esta é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo para dentro do imóvel.

Em caso de dúvida, o contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia) ou na Central de Relacionamento com o Cliente em Toledo. Informações também podem ser obtidas no link www.sanepar.com.br/vto.

Fonte: Agência Estadual de Noticias

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