Vídeo orienta prefeitos sobre uso de tecnologia de apoio ao planejamento urbano

Ivan de Colombo

O programa SeduParanacidade Interativo, que fornece informações e auxilia no planejamento de ações municipais e regionais, poderá ser usado com mais facilidade a partir de agora por prefeitos e técnicos municipais. Um novo tutorial apresenta os principais recursos da ferramenta e os dados que estão disponíveis aos gestores públicos. A peça, em vídeo, está disponível, a partir desta sexta-feira (7), nos sites da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Pública (Sedu) e do Paranacidade.

“O objetivo é facilitar o uso do programa, que tem acesso e está disponível pela internet”, diz a coordenadora de Projetos do Paranacidade, Virginia Thereza Nalini. A ferramenta, que pode ser acessada também pela população em geral, fornece dados de cada um dos municípios paranaenses. “Trata-se de uma ferramenta estratégica, que auxilia o Governo do Estado e as prefeituras na elaboração das políticas públicas urbanas e regionais”, resume.

O software ganhou também um folheto com as suas principais funcionalidades e que será encaminhado às prefeituras dos 399 municípios. O vídeo e o folheto foram produzidos pela assessoria de imprensa da Sedu, com apoio da Secretaria estadual da Comunicação Social e da Cultura.

Estão no SeduParanacidade Interativo dados como população, situação urbana ou rural, grau de urbanização e número de domicílios; lista dos equipamentos urbanos já existentes e as suas localizações – o que permite ao gestor identificar onde há maior carência de serviços públicos nas áreas da saúde, de segurança, saneamento básico, energia, cultura, educação e assistência social.

Ele também mostra a infraestrutura urbana já instalada, como ruas pavimentadas, iluminação pública, rede de drenagem pluvial, rede de abastecimento de água e rede de coleta de esgoto. Há, ainda, informações relativas à Legislação Urbanística, como o zoneamento das cidades, a definição dos perímetros urbanos e as malhas do sistema viário; e indicadores sociais, a partir do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O sistema fornece estimativas de custos para obras de pavimentação ou implantação de sistemas de iluminação pública. Para isso, o gestor precisa informar o tipo de pavimentação a ser executada, incluir algumas características como largura da rua e o comprimento desejado. Em seguida, o SeduParanacidade Interativo faz o cálculo aproximado dos investimentos necessários com base em tabelas de mercado sobre custo dos materiais, da mão de obra e de impostos a serem pagos pelas empresas executoras.

EVOLUÇÃO – Além da manutenção da ferramenta, os técnicos do Paranacidade fazem desenvolvimento permanente de funcionalidades para aumentar o menu de respostas aos usuários. “Essa evolução faz parte das diretrizes administrativas do Paranacidade, que detém grande potencial para o desenvolvimento tecnológico, na colaboração com o Estado e municípios, para levar inovações à administração pública e melhorias no atendimento à população”, afirma a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

TRANSPARÊNCIA – O sistema está disponível não apenas para gestores públicos. Toda a população pode acessar a ferramenta pela Internet e, assim, conhecer dados importantes sobre as regiões, os municípios e bairros onde vivem. “Ao acompanhar as políticas públicas com essas informações, o cidadão também pode elaborar e encaminhar demandas. É um instrumento democrático, que garante a transparência nas decisões e na destinação dos recursos públicos”, completa o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi.

PRÊMIO  O SeduParanacidade Interativo foi o vencedor do Prêmio Mundo Geo Connect Latino America, entre 100 projetos de governos estaduais e federais de países da América Latina. Foi no ano de 2016, quando o atual governador Carlos Massa Ratinho Junior era o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná.

Confira a ferramenta SeduParanacidade Interativo e o vídeo tutorial. 

Fonte: Agência Estadual de Noticias

Share This Article
Leave a comment