PCPR na Comunidade oferece serviços à população e orienta imigrantes e refugiados

Ivan de Colombo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferece neste sábado (22), das 9h às 15h, serviços à população por meio do projeto PCPR na Comunidade, com o intuito de fortalecer a responsabilidade social da instituição e aproximar-se da sociedade. A Polícia Civil também prestará atendimento e orientações aos imigrantes e refugiados. O evento será na Praça Santos Andrade, em Curitiba.

O projeto, que integra o Plano Estratégico 2019-2023, instituído pela gestão atual, iniciou em agosto deste ano, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

O programa tem como objetivo promover o atendimento humanizado e eficiente, auxiliando na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Também enfatiza a importância da instituição PCPR nas atividades sociais e fortalece a eficiência na prestação do serviço público.

Durante as ações, a população tem acesso aos diversos serviços, como registro de boletins de ocorrência e confecção de carteiras de identidade. Além disso, os policiais civis levam informações através de palestras e promovem atividades lúdicas com as crianças.

A aproximação da PCPR nas cidades, bairros e pequenas comunidades contribui com o fornecimento de serviços adequados e necessários principalmente para quem não possui acesso fácil. Além disso, as ações auxiliam no mapeamento e combate à criminalidade.

IMIGRANTES A ação faz parte do evento MigrAção, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com diversas instituições apoiadoras.

A PCPR disponibilizará orientações ao público acerca dos direitos dos imigrantes e refugiados, mesmo quando o processo de cidadania não foi finalizado. Além disso, serão repassados esclarecimentos sobre como registrar boletim de ocorrência, fazer denúncias e quais medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

A programação ainda prevê espaços para esclarecer dúvidas sobre diversos temas, como benefícios assistenciais, direitos e deveres, proteção à mulher, ao idoso e às crianças e orientação referente à regularização de documentos.

Fonte: Agência Estadual de Noticias

Share This Article
Leave a comment