” O álcool deve voltar a custar menos que 70% da gasolina quando a oferta no mercado for suficiente. Isso deve acontecer em maio.”
Segundo usineiros e distribuidores o início da safra de cana-de-açúcar deve contribuir para a queda do preço do etanol nos postos de combustível do País. Segundo usineiros e distribuidores ?. Isso mesmo.
O preço vai cair só a partir de maio, segundo os usineiros.
O que revolta é que sai governo e entra e os usineiros é quem mandam , mas isso tem um motivo bem simples, trata-se de uma quebra de braço entre usineiros e governo, e nessa briga o governo está “embriagado” com a questão do álcool. A única saída para essa “ressaca do álcool” está na vontade de acertar, pois usineiros não financiam campanhas ! Ou financiam ? O governo poderia estudar um plano de expansão da cultura da cana no país, enquanto isso não acontece os ” donos do etanol brasileiro ” querem incentivos tributários, linhas de financiamento e outras medidas que estimulem os investimento no setor. Só falta liberar linha de financiamento do PAC, para plantar cana, mas creio que isso não funcione , tendo em vista que existem muitas obras do PAC que estão paradas por falta de recursos.
Não se iludam! Álcool barato nunca mais, e só será viável como combustível se a Petrobrás não resistir as altas do petróleo em razão da instabilidade nos países árabes. Certo mesmo é que parte da cana será para produzir açúcar que devido a demanda no mercado mundial subiu de preço, e portanto atrativo e conveniente. Por outro lado, o etanol doravante será apenas aditivo para atenuar a poluição de combustíveis fósseis.
“Se o Brasil fosse um pais sério, incentivaria a produção do etanol no Paraguai “e sem nenhuma dúvida teríamos um combustível muito mais barato e em abundância e mais, não ficaria enchendo os cofres desses usineiros que querem cada vez mais. E o consumidor? O consumidor que se lixe. Isso é uma vergonha ! Isso é ridículo! Os usineiros não abrem mão de 5% na margem de lucro, porém enfiam guela abaixo aumentos absurdos! Isso sem dizer que todas as estradas que rodeiam plantações de cana estão em péssimo estado de conservação devido aos ‘Treminhões’ lotados de Cana, e ainda querem subsídio, nessa quebra de braço os prejudicados o povo paga a conta no final. Tá tudo errado….Diesel de péssima qualidade, altos impostos e nenhum retorno…só resta indagar: Quando esse Brasil vais criar vergonha na cara e virar o jogo contra os usineiros?.