Hoje é o dia de Natal ??? A cidade amanheceu, o sol brilha e as pessoas desapareceram. Ontem a noite o clima era de festa, durante o dia presenciamos as atividades que envolvem essa época de natal, as lojas lotadas, os supermercados abarrotados e as igrejas de portas fechadas !! Essas características são sempre iguais, incluindo um tipo de “espírito de natal” que, diga-se de passagem, é mais um “clima” do que realmente “espírito”, na verdadeira acepção da palavra.
O que pouca gente sabe, contudo, é que o que se chama de natal, na sua verdadeira origem, nada tem a ver com o que presenciamos neste período. O natal original, em que se comemorava o nascimento de Jesus, estava ligado a um período de oração e jejum , o que contrasta fortemente com o que acontece nos nossos dias.Em Uma matéria anterior eu chamava de NATAL DO COMÉRCIO. ” Para todos os cristãos, é um dia, ou período, em que se cometem exageros e excessos, principalmente gastronômicos e alcoólicos, ou seja, completamente diferente da “oração e jejum”, que era tido como um meio de se agradar o Senhor”.
Ainda sobre a alimentação, em geral nas mesas e nas ceias, há a presença de um animal morto e temperado (diríamos, assassinado). Quer dizer, na data máxima da vida, comemora-se com a morte de um animal, que não teve direito de viver. E isso para agradar ao paladar, contrastando com o jejum exigido nos ritos cristãos originais. São bilhões de perus, porcos, patos, carneiros, etc. abatidos no mundo todo. Isso não tem nada a ver com a simplicidade que Cristo pregava. Diante disto, podemos concluir que a oração da ceia de natal é feita com a presença de um cadáver. Alguém lembra que antigamente o Natal era comemorado no dia de hoje ?? As crianças dormiam cedo e ao amanhecer abriam os pacotes de presentes que estavam na árvore de NATAL ?? A mesa recheada de bolachas caseiras, bolos e cuca ?? Pois é, as crianças estão acordas e muitos pais com dor de cabeça da bebedeira de ontem a noite. O dia de NATAL PERDEU O SENTIDO??
Papai Noel nada tem a ver com Jesus. A ideia de um bom velhinho que dá presentes materiais é totalmente oposta ao espírito cristão e inclusive cria ansiedades e expectativas falsas, focando a atenção das crianças numa lenda corrompida numa proposta comercial.
O verdadeiro Natal é o de desapego material, desapego ao ego e aos sentidos. É um momento de fraternidade, comunhão entre todos os seres e de exercício do amor universal. Momento de simplicidade, de parcimônia, de alimentação simples e consciente, de saúde e de equilíbrio. Bem, isto é o que precisamos, não somente na época de Natal, mas sempre! Portanto a nossa proposta é que passemos o ano inteiro desejando a todos um feliz natal! Feliz Natal todos os dias para você! Mas muitos ainda dormem a comilância e a bebedeira de ontem.