Empresa responsável pela organização da edição de Foz do Iguaçu (PR) do Global X Games, a Brunoro Sports Business anunciou em novembro que firmou uma parceira com a RedeTV! para a transmissão em TV aberta do X Games Brasil. Além da etapa paranaense, a emissora paulista vai transmitir as edições nas cidades de Los Angeles (EUA), Aspen (EUA), Tignes (FRA), Barcelona (ESP) e Munique (ALE). Em canais fechados, a ESPN, proprietária dos X Games, será a responsável pela transmissão.
“Pela primeira vez o Brasil será sede da etapa principal dos X Games que até então só era realizado nos EUA e pela primeira vez teremos a transmissão deste evento em TV aberta. Este diferencial agrega ainda mais força e visibilidade ao evento, além de contribuir para a expansão da prática dos esportes radicais e exibição das belezas naturais da cidade paranaense para o mundo”, disse Marcelo Doria, presidente da Brunoro Sport Business.
Com exibição em TV aberta, cerca de 52 milhões de lares brasileiros também terão acesso ao evento, número que será somado às 400 milhões de pessoas que já acompanham o evento pelos canais ESPN.
A edição brasileira dos X Games acontecerá entre os dias 18 e 21 de abril de 2013. Serão dez horas de programação da emissora dedicadas às provas das modalidades rali, skate, BMX e MotoX. Amilcare Dallevo Neto, diretor de Novos Negócios da RedeTV!, aposta no investimento em esportes radicais e acredita que a visibilidade do evento contribui para popular as modalidades. “Os X Games têm um apelo muito forte junto aos jovens e às pessoas que gostam de aventura e emoção”, destacou.
Além da RedeTV!, a BSB fechou também com o portal MSN para transmissão do evento na web e nas plataformas operadas pelo site. “O X Games é um evento de espírito jovem, que une esportes de ação, música e arte. Buscamos encontrar conteúdos multiplataformas que se identificassem com este DNA”, completou Doria.
Foz do Iguaçu foi escolhida no início de maio deste ano para ser uma das cidades sede das edições dos X Games em 2013, 2014 e 2015. A terra das cataratas, considerada uma das ‘Sete Maravilhas da Natureza’, ficou à frente de outras importantes cidades do mundo como Sydney, Moscou, Lisboa, Dubai, e Cancún na disputa para sediar uma das etapas dos jogos organizados pelos canais ESPN. Além de Foz, Los Angeles, Aspen, Tignes, Barcelona e Munique também serão sede nos próximos três anos. Para chegar à final e ser escolhida cidade-sede dos X Games, Foz do Iguaçu deixou para trás 40 cidades de 21 países, desde o ano passado, quando se iniciou a disputa. Entre as finalistas brasileiras, concorriam pelo direito de sediar os jogos as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Foz do Iguaçu serão construídas estruturas bem parecidas com as estruturas dos X Games de Los Angeles. O evento terá três arenas diferentes que abrigarão as competições do BMX, Skate, MotoX e Rally. Além das pistas, em cada arena serão construídas estruturas completas com arquibancadas, bilheterias, lanchonetes e tudo para receber bem os fãs e atletas.