Cuidado com amigos “onça “ |
Boatos não são fatos.. Não se deve acreditar, como diz a música.. A diferença entre correntes e boatos está no conteúdo, pois, os boatos geralmente contam histórias alarmantes e falsas, sensibilizando o usuário (destinatário) …
É sempre tudo muito parecido, uma história que ninguém sabe exatamente de onde saiu passa de boca em boca e, em questão de horas, se tanto, com os devidos acréscimos e bordados, vira verdade verdadeira. É o boato, um dos mais assíduos frequentadores de conversas, em toda parte e de todo tipo de gente. Costuma crescer feito bola de neve em situações de tensão e ansiedade. E pode murchar como um balão furado assim que alguém se dá ao trabalho de conferir o rumor antes de passá-lo adiante, o que porém raramente acontece. Às vezes, sobrevive a todas as checagens e aí vira lenda.
Nos últimos dias, pessoas mal intencionadas e até amigos, estão plantando e transformando-se em “boateiros” , não são pessoas diferentes não !! são sempre os mesmos !! Os cúmplices da difusão dos boatos, geralmente estão ao nosso meio, sem ter a menor ideia se é verdadeira ou não, ou o que ainda é mais comum, sem se perguntar se o boato não teria sido plantado de propósito por alguém interessado em beneficiar-se da circulação da notícia falsa. “Existem pessoas falsas que não tem coragem de dizer o que pensa e usam outras para espalhar merda no ventilador”. Vamos levantar o braço e parar de apontar o dedo !!!!
Muitos boatos nascem de um mal-entendido. Alguém tira uma conclusão errada do que vê, lê ou escuta, confunde um gesto ou uma frase, e pronto, faz brotar uma inverdade que é levada às últimas consequências, mas cuidado, pode envenenar a reputação de pessoas inocentes antes mesmo que fiquem sabendo dos rumores em que caíram. Se você não é um ” boateiro” e quer mostrar a verdade, mostre as provas !!