Foi preso nesta sexta-feira (21) Cláudio Fontenele de Araújo Sousa, ex- prefeito do município de Cajueiro da Praia, localizado a 384 quilômetros de Teresina. Sua prisão foi decretada em obediência a um mandado expedido pelo juiz de direito da comarca de Luis Correia, Dr. Willmann Izac Ramos Santos.
A sentença partiu da 1ª Câmara Especializada Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça do Piaui. Uma equipe de policiais civis sob o comando do delegado Eduardo Ferreira, localizaram e prenderam o ex-prefeito por volta das 14hs da tarde em uma fazenda de sua propriedade na localidade Camurupim.
O ex-prefeito foi condenado por infringir da à lei 201/67, que diz respeito a “crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores”.
Cláudio Souza foi denunciado a Justiça Federal por crime de peculato previsto no Decreto lei 201/67, e já foi condenado pelo mesmo crime em 18/11/2009 a dois anos de reclusão, pena que foi substituída por restrições de direitos na forma de prestação de serviços a comunidade.
Ele responde a 5 ações penais e duas de Improbidade Administrativa na Justiça Federal, além de constar por duas vezes na lista dos inelegíveis do TCU – Tribunal de Contas da União.
*Com informações e fotos do Acesso343 e da Procuradoria Municipal da República