Conferência Municipal da Educação é realizada em Colombo‏

Ivan de Colombo
Cerca de 400 pessoas representantes da educação e sociedade civil organizada se mobilizaram no último dia 20, no auditório da Regional Maracanã, para participar da Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). O objetivo foi discutir perspectivas e diretrizes que irão nortear a política Nacional de Ensino.
             Na abertura oficial a prefeita de Colombo, Beti Pavin, falou da importância da presença de professores, pais, profissionais da área e representantes da comunidade, e ressaltou que  a colaboração e as opiniões são essenciais  na construção de uma educação  de qualidade para o país. “Precisamos nos unir na elaboração de ações e metas que valorizem nossos profissionais e ofereçam melhor infraestrutura para nossas escolas. Assim teremos uma educação mais justa e humana para todos”, salientou.

De acordo com a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, este é o momento de refletir, avaliar diretrizes, criar metas e estratégias que poderão compor o Plano Nacional de Educação.
O deputado federal, Ângelo Vanhoni, membro da Comissão de Educação da Câmara Federal e relator do Plano Nacional de Educação (PNE) participou da abertura do evento e discorreu sobre o processo de construção do Plano Nacional que será o grande mote das discussões na Conferência Nacional da Educação.
Palestra
         Ao discorrer sobre os eixos temáticos que compõe o debate sobre o Plano Nacional de Educação, a professora da Universidade Federal do Paraná, Diretora do Departamento de Educação e Coordenadora do Fórum de Educação do Paraná, Andréa Caldas, motivou os presentes durante a Palestra Magna da Conferência.
O tema central foi “Todos Juntos por Uma Educação de Qualidade”, que se dividiu em sete eixos temáticos, subdivididos em Diversidade, Plano Nacional de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, Qualidade de Ensino, Gestão Democrática, Formação, Remuneração, Carreira e condições de Trabalho, Transparência e Controle Social de Recursos.
Durante a tarde, todos estes temas foram discutidos de forma democrática por profissionais da educação básica, técnica e superior do âmbito público e privado, além de entidades sindicais científicas, instituições religiosas, entidades parlamentares e órgãos de fiscalização e controle.
Segundo os organizadores da Etapa Municipal, um dos fatores relevantes colocados em questão foi a política para  implantar  custo qualidade por aluno, com a definição de parâmetros que contemplem  a valorização  do profissional, melhor infra estrutura nos segmentos  infantil, médio e fundamental.
A secretária Aziolê acrescenta que na ocasião foi possível sistematizar, modificar e realizar emendas, que atendam as necessidades do município. “As contribuições e propostas elaboradas serão analisadas e debatidas durante a Conferência Estadual e Nacional de Educação. Levaremos nossa contribuição para uma educação de qualidade em nosso país”, enfatizou.
             Faziam parte da mesa diretora o Deputado Federal Ângelo Vanhoni, Prefeita de Colombo Beti Pavin, Vice Prefeito Ademir Goulart, Presidente da Câmara Municipal de Colombo, José Renato Strapasson, a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari, a professora da Universidade Federal do Paraná responsável pela CONAE no Estado e palestrante, Andréia Caldas, Chefe do Núcleo Regional da Área Metropolitana Norte, Sergio Ferraz, Representante da Associação dos Professores do Paraná, Adão Aparecido Xavier e a Representante da Associação dos Professores Municipais de Colombo, Silmara Meyr. 
Share This Article
Leave a comment