CHEGA DE BRINCAR DE FAZER POLÍTICA

Ivan de Colombo

Se tiver alguém que andou brincando de fazer política nos últimos anos no Brasil, o recado é que a ” farra deve acabar”. Pois, sobre os efeitos das manifestações que toma conta do país, a presidente do Brasil anunciou mudanças nos investimentos  nas áreas da Saúde e Educação, e hoje (26/06) sob a a sombra da impunidade, o senado aprovou uma lei que torna a corrupção no Brasil, em crime hediondo. “Apesar dessas medidas já serem divulgadas, as mudanças podem demorar a chegar, e para acontecer de verdade, exigirá de nossos governantes e autoridades, um novo estilo de administração e julgamento de causa”.

Em relação a nossa cidade, a renovação já aconteceu na Câmara de Vereadores, como também na prefeitura, onde após 8 anos afastada do cargo de prefeita, Beti Pavin , retorna ao cargo com mais  de 51% dos votos, nesse caso não há o que se discutir a ” vontade popular”, na confiança que seu governo possa nesses 4 anos realizar as mudanças e corresponder a confiança do povo. Muitas são as medidas administrativas que estão sendo tomadas para colocar a cidade ” nos trilhos do crescimento”, algumas já são realidades e outras estão acontecendo. Na Câmara de vereadores,  podemos notar que os 21 vereadores apresentaram inúmeros requirimentos que visam a melhoria da cidade.
“É importante que esse trabalho continue, que o Executivo e Legislativo busquem o diálogo,  que pensem  em governar juntos para o povo, resolvendo os problemas da cidade de uma maneira onde o diálogo e o entendimento possam transformar-se em melhorias para a cidade. Isso é possível, porém deve-se esquecer as bandeiras de partidos para o bem da governabilidade. Fora isso, é brincar de fazer política”.
As mudanças e desafios para os nossos governantes são ainda maiores, pois precisamos gerar mais receitas para o Município, receitas que irão proporcionar melhorias nos serviços público e construção de novas escolas, creches e pavimentação asfáltica. A receita tributária aprovada em 2012 para esse ano é de 212.800,000,00. Portanto, 85% desse valor são repasses obrigatórios do governo estadual e federal e 18% (44.026.000,00,) são recursos próprios. O grande desafio de nossos governantes é atrair novas indústrias para Colombo, essa é uma maneira  que podemos ter uma maior arrecadação que possibilite novos investimentos. Devemos no entanto, evitar o ” efeito Pinhais”, uma cidade menor que Colombo, loteada por indústrias, onde proporciona uma arrecadação 4 vezes maior que a nossa, porém não tem mais espaço para crescer.
Para o bem de Colombo, precisamos aproveitar o clima de mudanças no Brasil e construirmos uma nova cidade de mãos dadas. Acredito na vontade e capacidade da nossa prefeita e nos vereadores que representam a vontade do povo .

—————————————-       ”””””””      —————————————————–

Comentário 
Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.
DR. Celso Aguiar
Share This Article
Leave a comment