O papa Francisco viajou de Roma ao Rio de Janeiro, acompanhado por uma comitiva de jornalistas. O papa ouviu de e um jornalista que alguns brasileiros lamentarem ele ser argentino, em resposta ele disse “Vocês não se conformam com nada”, começou a brincar, “querem tudo!”, continuou, para depois surpreender: “vocês já têm um Deus brasileiro, queriam um papa brasileiro também?”.
Sorridente e a largar gargalhadas com as próprias piadas, o papa pediu desculpas por não dar entrevistas, dizendo que “não sei fazer isso”, mas fazendo questão de conversar com cada um dos jornalistas a bordo do voo da Alitalia. Questionado sobre quem ganhará o Mundial 2014, o papa Francisco olhou para o céu, fez um ar de suspende e depois respondeu que deixava o resultado “nas mãos de Deus”.
A bordo ainda deixou um tweet aos fiéis: “Chego ao Rio daqui a umas horas e o meu coração está cheio de gozo porque dentro em pouco estarei convosco para celebrar”.
PAPA FRANCISCO É RECEBIDO POR UMA MULTIDÃO
O Papa Francisco, desembarca no Brasil para participar da Jornadas Mundial da Juventude, fez o percurso entre o aeroporto e o centro da cidade do Rio de Janeiro num automóvel utilitário e de janela aberta, acabando por ficar preso no trânsito na Linha Vermelha, uma das principais artérias da cidade. Ao aproximar-se da catedral do Rio de Janeiro a comitiva foi quase obrigada a parar devido à imensa multidão, de dezenas de milhares de fiéis, que queria aproximar-se do veículo para saudar Francisco, que estava protegido por seguranças, militares e polícias à paisana.
Logo após o papa fez um percurso por algumas ruas do centro da cidade do Rio a bordo de um veículo aberto e não blindado, o que inicialmente não estava previsto
Depois do primeiro encontro com a população, Francisco foi transportado para o palácio de Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, para a cerimônia protocolar de recepção e um primeiro encontro privado com a presidente Dilma Rousseff.
Já no palácio, pouco depois da chegada, fez um discurso em português onde pediu aos jovens católicos que “façam discípulos de todas as nações”.
O papa disse estar muito orgulhoso de fazer esta visita ao continente de onde origina. “Vim para me encontrar com os jovens de todo o mundo, trazido para os braços abertos de Cristo o Redentor”, declarou.
PROTESTOS MARCAM O PRIMEIRO DIA DO PAPA NO RIO DE JANEIRO
Confrontos entre a polícia e os manifestantes durante um protesto contra a política do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, resultaram em três feridos, entre os quais um polícia, e duas detenções. Os confrontos ocorreram junto ao Palácio Guanabara, onde o Papa Francisco foi recebido na cerimônia oficial de recepção.
Os manifestantes criticam os gastos do Estado brasileiro com eventos como a visita do papa, o Mundial 2014 e os Jogos Olímpicos, onde são utilizados fundos públicos que, segundo os brasileiros em protesto, seriam melhor utilizados em investimentos na educação e no sistema de saúde do Brasil.
Organizações que têm convocado os protestos das últimas semanas comunicaram aos jornalistas que “não têm nada contra o papa” e que são “contra a violência”, aconselhando aos manifestante que, caso testemunhem violência, se sentem no chão em silêncio, demonstrando à polícia que não estão interessados em confrontos.