GARRAFA DE 1932 ENCONTRADA EM CURITIBA NA ESTÁTUA DE TIRADENTES CAUSA MAIS MISTÉRIO

Ivan de Colombo

Em Curitiba a ” prosa ” é sobre o mistério da garrafa encontrada aos pés da estátua de Tiradentes, localizada na praça Tiradentes, centro da capital. Essa garrafa continha em seu interior uma moeda de 100 réis e uma carta escrita em 1932.  Em Curitiba existem várias estátuas antigas, será que cada uma guarda um mistério ??  

O conteúdo da carta relata a data da instalação da estátua e indica a existência de uma segunda garrafa onde a estátua estava instalada anteriormente, esse local fica a 30 metros de onde foi encontrada a primeira garrafa.  Entre as pessoas que assinam o texto, está o autor da escultura, João Turin. 

Leia a íntegra da carta:
“Aos 25 dias do mês de janeiro de 1932, nesta cidade Coritiba, sendo interventor interino o Dr. João Pernetta, Prefeito Municipal Cel. Joaquim Pereira de Macedo, na Praça Tiradentes procedeu-se a remoção deste monumento da posição primitiva para a atual, que dista daquela cerca de 35 metros na direção Oeste, tendo sido encontrada uma garrafa contendo uma acta impressa com diversas assinaturas autógrafos, a primeira página do jornal “O Dia” de 21 de abril de 1927 e algumas moedas de níquel e cobre. A garrafa referida foi colocada na última camada de alvenaria-bruta e debaixo do pedestal”.
Share This Article
Leave a comment