Mais seis mortes causadas pela gripe no Paraná foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Com isso, o número de falecimentos sobe para 44 desde o início do ano. As novas mortes foram registradas entre os dias 11 e 21 de julho nas cidades de Curitiba, Cascavel, Umuarama, Grandes Rios, Terra Boa e Colorado.
Foram confirmados 1.069 casos da doença no estado desde janeiro, segundo o boletim divulgado pela Sesa nesta segunda-feira (29). A maioria deles – 479 – foi causada pelo vírus Influenza A H1N1. No balanço anterior, publicado na última segunda-feira (22), o número de ocorrências era de 906.
A maior parte dos casos foi registrada em Curitiba e na Região Metropolitana – que concentraram 16,8% das ocorrências, ou 180 casos. Desse total, 114 foram em Curitiba e 71 foram causados pelo vírus H1N1. A região de Londrina teve 105 casos confirmados e Maringá 102. De acordo com a série histórica da secretaria, o H1N1 é o vírus da gripe que mais circula desde 2009, ano da pandemia mundial.
A Sesa alerta para que as pessoas procurem um médico assim que apresentarem algum dos sintomas da gripe. São eles: febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, falta de ar, cansaço e calafrios.