Cerca de 300 educadores e professores da Rede Municipal de Ensino participaram da capacitação de inicialização musical
A professora e palestrante Haydée Seeling orienta professores como chamar a atenção das crianças e envolvê-las no mundo da música |
Pensar na iniciação musical na educação infantil nos anos iniciais do ensino fundamental significa trabalhar a sensibilidade, autodisciplina, coordenação motora, e a capacidade de concentração e memorização das crianças. E acreditando nisso, a Prefeitura de Colombo, através da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte, realizou na última semana, na Regional Maracanã, uma capacitação em musicalização.
Durante três dias, a atividade reuniu cerca de 300 educadores do pré ll, dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e professores do 1° e 2° anos do ensino fundamental. De acordo com a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Márcia Regina Ribeiro, a prática de musicalização para os alunos do pré II, 1º e 2º anos será aplicada durante este segundo semestre. “De forma lúdica e criativa a música será um instrumento na elaboração de outros conteúdos explorados em sala de aula.”
Para a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, a música é essencial na comunicação e expressão dos alunos, por isto estará inserida no contexto educacional a partir de agora.
Professores e educadores da Rede Municipal de Educação participam de assessoramento de musicalização |
Ministrado pela professora de musicalização e coral, Haydée Seeling, o curso teve a intenção de rever a inicialização musical no perfil do cotidiano escolar, ampliar as variedades de linguagem e descobrir caminhos inovadores para a aprendizagem. A capacitação também teve a participação da psicóloga Fernanda Gorosito.
Oficinas
Brincadeiras e cantigas de rodas cantadas em tons graves e agudos orientaram professores, de maneira lúdica e alegre, como chamar a atenção das crianças e envolvê-los no mundo encantado da poesia e da música.
Com a missão de transformar a educação em uma ação integral com o intuito de formar seres humanos, conscientes e sensíveis, as oficinas trabalharam expressão corporal, comunicação desenvolvida em sala de aula e a linguagem artística.
Quero brincar
Autoras do livro “Quero Brincar – o Lúdico e a música Brincadeiras Musicais”, Fernanda Gorosito e Haydée Seeling, ao abordar o conteúdo enfatizaram no encontro, que a música em sala de aula não é somente mais uma disciplina, representa uma linguagem artística que contribui com a formação da criança.
Segundo Haydée, a ideia de escrever sobre a literatura musical infantil surgiu quando observou que no Brasil o tema era carente. Rimas e poesias ao som de ritmos folclóricos foram elaborados em formas de linguagem coloquial que se tornaram um guia para o professor. “As canções são específicas e trabalham propriedades do som e instrumentos”, relata.
Incentivar a criatividade e o raciocínio através de composições que levam os pequenos ao mundo da fantasia. De acordo com a psicóloga Fernanda esta é a proposta elaborada nas 53 canções que compõe o livro “Quero Brincar”.
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