Uma das principais cobranças dos usuários do transporte coletivo de Colombo, era o abandono dos banheiros do terminal Maracaná. As condições eram desumanas e constrangedoras, pois além de não existirem portas, as instalações estavam entupidas. Segundo a prefeitura, a fiscalização e conservação serão contínuas e conta com a parceria da população para que as condições anteriores não voltem nunca mais.
As reformas fazem parte das ações da Secretaria Municipal de Obras e Viação, e pretendem contribuir para o embarque e desembarque dos passageiros, além de fornecer melhores instalações para a população.
De acordo com o diretor de obras da secretaria de Obras e Viação, Ítalo Perini Neto, cada terminal possui necessidades específicas, além daquelas comuns a todos. “Os três terminais foram reformados, de acordo com as necessidades mais urgentes de cada um, e essas obras irão continuar, de acordo com a necessidade”, explica.
No terminal Roça Grande, por exemplo, houve a instalação e melhorias na iluminação do local, que era escuro e prejudicava a segurança dos passageiros. Já no Terminal Maracanã foram colocadas novas portas e sanitários nos banheiros, e no Terminal Guaraituba, foi feita a troca de vasos sanitários e iluminação. Além destas medidas específicas, os três terminais passaram por uma manutenção geral.
O que percebemos é que as pichações e depredações dos terminais, acontecem no período da madrugada quando o sistema não está funcionando. Para resolver essa situação, seria importante que a Guarda Municipal fizesse o monitoramento nesse horários.