Vários protestos contra o fim das APAES, acontecem na manhã de hoje(14) em todo o Brasil. Nessas manifestações não estão incluídos os ” vândalos”, mas composto por alunos, pais, funcionários e voluntários da APAES. “A iniciativa de acabar com as associações é absurda. “Quem teve essa ideia não é pai e não conhece a realidade”. Onde é que as crianças e jovens com deficiências vão estudar? Na rede pública? Onde certamente sofrerão preconceito e bullying? É um absurdo acabar com as APAEs”.
Isso se deve ao Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC), que propôs um projeto de lei que prevê o fechamento das APAEs em 2018. O objetivo é incluir todos os alunos especiais no dia a dia das escolas públicas, sendo então, cortada os 20% de contribuição governamental para estas instituições.
O relator do projeto é o senador José Pimentel(PT) que modificou a redação da meta 4, e pediu essa inclusão. O projeto já foi aprovado pela Câmara Federal dos deputados e aguarda uma votação do Senado Federal, que deverá ser feita ainda neste mês.
A preocupação dos profissionais das APAES é devido à falta de preparação e profissionais especializadas para acolher essas crianças na escola. “Hoje, a rede atende, mas não é um atendimento especializado, com professores especializados e com uma equipe múltipla adicional atendendo. Não é só o professor, tem o fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, o serviço social. É um trabalho amplo, complexo e que a criança merece. E será que a rede regular de ensino vai oferecer esses atendimentos? Provavelmente ficará em casa sem nenhuma atenção”
Você concorda com o fim das APAES ???
Você concorda com o fim das APAES ???