Atividade será aplicada nas escolas da rede pública municipal para os alunos do 5º ano
Beti Pavin assina contrato de parceria para implantar em Colombo o projeto Educação para o Trânsito |
A prefeita de Colombo, Beti Pavin, assinou nesta semana um convênio com o Departamento de Trânsito do Paraná – Detran/PR, para realizar no município o projeto Educação para o Trânsito. A iniciativa irá acontecer nas escolas da rede pública municipal para os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Prefeita e o chefe de gabinete do Detran-PR, Antonio Carlos Cordeiro firmam convênio |
Para Beti, oferecer oportunidades e ensinamentos para as crianças é um ganho muito importante para o município e para os alunos. “Temos trabalhado pensando no futuro da nossa população, e um dos caminhos é investir na educação e aqui firmamos uma parceria para conscientizar sobre a segurança no trânsito”, destacou a prefeita.
Segundo o Detran, parceiro na iniciativa, a educação para o trânsito tem um papel fundamental de conscientizar a população sobre a necessidade de favorecer a acessibilidade e mobilidade das pessoas, muito além do respeito às regras de segurança, considerando o alto índice de acidentes causados pelo crescimento acelerado da motorização, ocupação desordenada do solo, falta de planejamento viário e de acessibilidade, violência e tantos outros fatores.
O projeto de educação para o trânsito do Detran do Paraná prevê uma abordagem multidisciplinar, com uso de material didático, junto aos alunos do 5º ano ou 4º série do ensino fundamental das escolas públicas municipais. Uma parceria com as prefeituras e s uas respectivas secretarias municipais de educação, vai distribuir um total de 1.066 kits -contendo um livro para cada professor ou multiplicador do projeto, 40 livros para cada turma de alunos do último ano do ensino municipal e 40 livros para os pais dos alunos participantes do projeto. Todos os professores receberão capacitação e acompanhamento para implantar a transversalidade do tema trânsito nas matérias trabalhadas na escola.
Desta forma, o papel dos educadores de trânsito será de oferecer informações aos alunos, pais e comunidade em geral sobre comportamento e mobilidade, apresentando formas de diminuir situações de risco e implementar sistemas de informações e indicadores diretos sobre o impacto dos acidentes de trânsito nas cidades.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br