CONTRABANDO DE MÉDICOS DE CUBA OU MÃO DE OBRA ESCRAVA ??

Ivan de Colombo
A necessidade que o Brasil tem em importar médicos para o SUS( Sistema Único de Saúde), não significa que esteja faltando médicos no Brasil, o que existe é a falta de interesse do governo brasileiro em pagar um salário justo para a classe médica existente, sendo assim, os médicos brasileiros preferem abrir seus próprios consultórios ou atendem somente  pacientes de planos de saúde particular. 
A importação de médicos de Cuba, faz lembrar a história da escravatura no Brasil, esses profissionais são impedidos de trazer suas famílias e ainda são obrigados a dividirem seus salário com o governo comunista de Fidel Castro. O ” contrabando de médicos cubanos” dividem opiniões e vem suscitando inúmeras divergências de interpretações. 
Os cubanos irão trabalhar principalmente no Piauí, na Bahia e no Maranhão, a maioria em áreas rurais onde o índice de mortalidade é maior que a média nacional. O Brasil pagará R$ 10 mil por médico. Mas pelo contrato é o governo de Cuba que decide quanto será repassado a cada profissional. A forma de parceria, intermediada pela Organização Pan-Americana de Saúde, foi criticada  no Congresso pelo deputado Rubens Bueno, “Quer dizer que lá se produz médicos e se faz desses seres humanos, um objeto, uma mercadoria para ganhar dinheiro para o governo?”
Segundo o Ministério da Saúde, o contrato foi fechado da mesma forma que Cuba já faz com outros países. O levantamento mostra que são repassados aos médicos de 25% a 40% do valor total pago. Os cubanos não poderão trazer as famílias.


ALGUÉM ME DISSE QUE O BRASIL É GOVERNADO POR UM PARTIDO QUE REPRESENTA A CLASSE TRABALHADORA …  SERÁ ????
Share This Article
Leave a comment