A taxa de desocupação de Colombo e de outros 25 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi analisada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que apontou um índice de 3,3% da População Economicamente Ativa (PEA) em outubro. Foram levantados os dados de sete áreas de capitais, através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a RMC teve destaque, com o segundo menor número de desemprego no País.
De acordo com o diretor do Centro Estadual de Estatísticas do Ipardes, Daniel Nojima, este nmero vem do dinamismo do mercado da RMC e do crescimento dos setores empregatícios. “Cada setor que cresce, influencia direta ou indiretamente nos outros, gerando aumento na oferta de vagas. Tornando o mercado cada vez mais interligado e ativo, conta.
Para a prefeita de Colombo, Beti Pavin, o resultado demonstra as políticas públicas que vem sendo realizadas para promover a inserção dos moradores no mercado de trabalho. “Agimos principalmente através de três linhas de frente: o incentivo para que novas indústrias se instalem no município, a expansão de empresas locais e o destaque para a capacitação profissional dos moradores, para que tenhamos mão de obra qualificada”, explica.
Novas empresas, novos empregos
Prova desse aquecimento do mercado de trabalho colombense, foi a instalação de duas novas empresas e indústrias no município apenas em uma semana: o Centro de Distribuição da Rede de Drogarias e Farmácias Nissei, próximo ao Contorno Norte, se instalou oficialmente no dia 25, e a nova Loja de departamentos, Pernambucanas, no bairro Maracanã, aberta desde último dia 27.
O Centro de Distribuição da Nissei, que irá gerar cerca de 400 empregos diretos, irá centralizar a distribuição de medicamentos que abastecerá filiais de quatro estados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Colombo foi escolhida para sediar o empreendimento devido a sua localização privilegiada, que permite a saída para os estados vizinhos.
Já o novo empreendimento das Lojas Pernambucanas, localizada na Rua Abel Scuissiato, irá gerar cerca de 80 empregos, entre diretos e indiretos, sendo 95% deles moradores de Colombo, entre funcionários recolocados no mercado de trabalho e outros no seu primeiro emprego, ou seja, oportunidade para quem estava fora e para quem quer iniciar a sua carreira profissional.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa, isto prova o empenho da Prefeitura Municipal de Colombo em promover parcerias com instituições e o destaque na melhoria da infra-estrutura da cidade. “Toda logística que fazemos, desde obras, novas parcerias, colaboram com a geração de empregos e o novo olhar sobre a cidade, completou.
Assessoria de Imprensa e Divulgação