TEMPORAL EM COLOMBO ASSUSTA MORADORES E DEIXA PREFEITURA EM ESTADO DE ALERTA

Ivan de Colombo

A chuva de ontem com duração de 30 minutos, em condições normais a menos de um ano e meio, teria causado uma tragédia, mas gradativamente o trabalho de combate as enchentes em Colombo vem dando resultado e a cidade deixou de ser uma ” Veneza alagada”. As obras de substituição de tubos, limpeza e  desassoreamento de  rios e córregos que cortam a cidade, estão sendo realizados e as enchentes já diminuíram mais de  90 %. 
Ontem durante a tempestade, equipes da prefeitura percorriam a cidade para verificar o resultado das obras e os locais onde houve alagamento, com esses dados em mãos, é possível realizar as obras necessárias para acabar com as enchentes e evitar o sofrimento e prejuízo das pessoas afetadas. 
Ao contrário da cidade de Veneza onde o combate as inundações, prevê o uso de mais água, o trabalho da prefeita Beti Pavin e dos vereadores é evitar a invasão das águas. A região do Guaraituba, um local que a muito tempo sofria com as enchentes, hoje está livre das inundações e os moradores apenas se preocupam com o nivelamento do terreno e o conserto de telhados para evitar os pingos e goteiras…
PINGOS E GOTEIRAS !!!
As goteiras no telhado não deixam de ser um grande problema, mas muitos se preocupam com isso somente quando acontece, nos dias de chuva, justamente em um momento de difícil acesso para o conserto. Independente do tipo de telha utilizada na construção, a prevenção é palavra de ordem para evitar problemas na hora da chuva, a principal recomendação é fazer uma revisão de todo o telhado pelo menos uma vez por ano.
Para evitar esse transtorno, separamos algumas dicas para prevenir as goteiras no telhado e evitar as bacias e baldes dentro de casa:
1. Instale um isolamento térmico de fibra de vidro ou isopor;
2. Faça uma revisão geral do telhado;
3. Faça impermeabilização das calhas com tintas apropriadas para evitar o rápido apodrecimento;
4. Tome cuidado com telhados localizados perto de árvores devido ao excesso de sujeira e galhos que podem entupir as calhas e seus galhos quebrarem as telhas;
5. Fique atento aos cupins. Eles podem consumir as madeiras de sustentação e causar o deslocamento das telhas;
6. Escolha um telhado apropriado com uma inclinação compatível com o tipo do material utilizado;
7. Procure instalar goivas usando um tipo de material para assegurar que não ficarão soltas, dependendo do tipo do material, podem ser usados: argamassa e cimento, pregos, parafuso ou  grampos.
Share This Article
Leave a comment