Reintegração de posse traz alívio para os moradores da região do Rio Palmital

Ivan de Colombo

 

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, diversas famílias que ocupavam uma Área de Proteção Ambiental Permanente (APP), foram retiradas pela justiça e com o apoio da Polícia Militar, na Rua Campo do Tenente, nas margens do Rio Palmital, no Guaraituba. Os moradores que adquiriram terrenos próximo a invasão, já estavam preocupados com a presença de baderneiros no local e ao serem ouvidas pelo nosso blog, comemoram a reintegração de posse.
Durante a nossa permanência no local, fomos procurados por algumas pessoas conhecidas que disseram que a maioria que participavam da invasão são pessoas do bairro e que não precisavam de um lugar para morar, inclusive já estavam loteando e vendendo os terrenos.

Fomos informados da venda de um terreno por R$ 2.500,00 reais, outro invasor trocou o terreno por uma moto, esse tipo de negociação deixa claro que queriam apenas tumultuar, pois sabiam que ali era um local que não poderia ser ocupado por tratar-se de uma área de proteção ambiental, mas queriam lucrar promovendo uma invasão. 

As pessoas que foram enganadas e compraram o “direito invadido”, devem procurar a polícia para rever os seus bens e o valor investido. Eles já estavam loteando e vendendo as áreas. A maioria, não é gente que precisa que está ali, são baderneiros que querem ganhar dinheiro aqui e depois vão invadir outro terreno”, disse uma moradora que preferiu não se identificar. Durante o período da invasão era grande o movimento de pessoas no bairro, o que deixava os moradores com medo de sair de casa para ir ao trabalho. Uma outra situação que preocupava os pais era o fato de terem filhos que estudam a noite. 

Segundo o sr. Gerson, morador no Parque dos Lagos, diversas reuniões foram feitas no local com o ex-prefeito J. Camargo, onde eram discutidos a retirada da invasão, o fim do lixão e a construção de uma ponte ligando o Parque dos Lagos com o Jardim Eucalipto. 
Portanto, esta ordem de retirada dos invasores, já devia que ter sido cumprida há muito anos pela polícia, mas somente agora foi resolvido. 
A partir de hoje, a área será monitorada para garantir a sua preservação ambiental, e o espaço será devolvida para a população com a  sua incorporação ao Parque Linear Palmital que será construido pela prefeita Beti Pavin até o final do seu mandato, preservando assim a sua vegetação, os recursos hídricos, fauna, flora e a sua biodiversidade
Share This Article
Leave a comment