Amigos do Blog, nos últimos dias, muito se falou em crescimento desordenado e invasão em Colombo, principalmente porque ocorrem as margens de rios e, em áreas de preservação ambiental, confesso que não sei mais quem é invasor e quem é o ou “investidor”.
Ainda bem que o próprio MP que autoriza a reintegração de posse e permite desmanchar os barracos, questiona a liberação de áreas para loteamentos e condomínios em Colombo, principalmente construções as margens de córregos. “O povo que precisa e invade não merece castigo, mas se ficar comprovado que grupos empresariais invadiram fundos de vales para aumentar seus lucros, precisam ir para a cadeia”.
Vamos relembrar um pouco da história da ocupação do Parque dos Lagos.
Prefeito promete 520 casas |
Em baixo de uma ” lona de circo”, o então prefeito anunciava o início das obras da Astorga e dizia. “Os trabalhos não param por aqui. Temos a continuação desse projeto, que é a construção de “quinhentas e vinte(520)”novas casas para que possamos atender com dignidade e segurança todas as famílias que estão a beira do Rio Palmital. Assim como hoje os serviços iniciam na Rua Astorga, em breve vamos iniciar a construção das casas e a revitalização do Rio Palmital”.
Isso foi matéria postada no site da prefeitura, anos depois deletaram. ( J. Camargo autoriza início das obras na Rua Astorga http://www.colombo.pr.gov.br/pagina.asp?id=736.)
PORÉM, a minha matéria existe http://www.ivandecolombo.com.br/2011/05/fw-avenida-astorga-de-6-milhoes-nao.html.
Ocupação no Ginásio Rio Verde |
Voltando a nossa realidade após 4 anos, as famílias continuam as margens do Rio palmital e as 525 casas não foram construídas. ESSA É A VERDADE !!!.
Quem duvidar é só perguntar ao nobre e brilhante vereador Hélio Feitosa e para o Ratinho JR. eles estavam á e aparecem nessa foto.
Os dois são testemunha da promessa que não foi cumprida, e hoje esse povo sofre dentro de um Ginásio de Esportes. Não estou defendendo a prefeita e nem acusando o ex-prefeito, apenas cobrando e mostrando a raiz do problema.
INVASÃO EM 2007
No início de 2007, um pequena invasão se formava nos fundos da escola municipal do Jardim das Graças. O local segundo informação pertencia na época à família Morechi (informação não oficial) e outra parte ao município de Colombo. Em março de 2013 já eram 200 famílias, como não teve uma ação dos órgãos públicos, hoje a invasão estendeu-se atrás do Centro de convivência e do Campo de Futebol, onde já comporta quase de 300 famílias. Essa é uma áreas de manancial,(Rio Palmital), mas durante a ocupação desenfreada, a Copel e a Sanepar davam o mínimo de estrutura e os órgãos Municipal e Estadual faziam vistas grossas para o problema. Mas alguém precisa resolver.
Invasão Jardim Aurora |
Um leitor do Blog diz” Ivan, quem entrou primeiro já esta fazendo casas de alvenarias, o endereço é um só por isso tem mais de 10 postes de luz um do lado do outro, que junta 5 ou 6 ou até mais casas utilizando o mesmo poste. A água um ou dois relógios para muitas casas. E daqui uns dias com certeza vão invadir até dentro do campo pois não há impedimento. Me disseram que chegar ali pede licença para uma mulher “que deve ser chefe” se ela for com a cara pode construir. Nem um órgão publico esta tomando providências. E olha que ali é área de manancial, corre risco de enchentes pois é o vale do rio Palmital. Do lado privado, as vezes que tentaram invadir, tiram rapidinho, mais do lado público virou a casa da mãe Joana, todos “podem”…”“