DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Ivan de Colombo
Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas por quê das mulheres e não dos homens? Infelizmente porque vivemos em um mundo machista onde todos os dias é preciso lembrar nas questões da igualdade, da discriminação e emancipação da mulher. 
Hoje é Dia das Mulheres de diferentes raças, idades e profissões, enfim, “se não fossem as mulheres não existiriam os homens” … ou os homens seriam mulheres??, felizmente cada um exerce o seu papel no ciclo da vida. 
A questão da igualdade entre homens e mulheres,  foi, é, e continuará sendo abordados, são caminhos difíceis da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar das mulheres, principalmente pelo machismo que impõe resistências ao acesso da mulher ao poder e em cargos de chefia, a cada dia é uma luta travada pela afirmação no mercado de trabalho e na política , onde a pouco tempo predominavam os homens, e apesar da ” força da mulher”, são elas as maiores vitimas da violência praticada pelos dos homens. 
Na política a presidente Dilma Rousseff, exerce um cargo que sempre foi ocupado por homens, que jamais imaginariam que tivéssemos na presidência uma mulher. Em Colombo temos Beti Pavin no cargo de prefeita eleita pela terceira vez, na Câmara Municipal, as vereadoras Micheli Mocelin e Doliria Strapasson. Nesse ano na disputa pelo governo do Estado, temos a senadora Gleisi Hoffman, como a primeira mulher, com reais condições de disputa com os demais candidatos. Mas tudo isso ainda é pouco neste universo onde existe uma reinante cultura masculina marcada pela discriminação feminina, não pelo fato da competência, mas por ser mulher, isso é um desrespeito aos direitos da mulher, enquanto ser humano,. 
Perante isto, podemos perceber que a desigualdade entre homens e mulheres é apenas uma face, da desigualdade que estrutura a sociedade brasileira, uma sociedade que atira para a margem uma parte significativa e importante na construção de um país que é de todos nós. Para finalizar, parabenizo todas as mulheres do mundo pelo seu dia, e dizer que torço a cada dia para que tenhamos um mundo que reconheça a mulher em todos os sentidos, mesmo sabendo que existe um longo caminho a ser percorrido, as mulheres não podem deixar de lutar e de buscar seu espaço na sociedade com ações que contribuam para combater as desigualdades. 

Share This Article
Leave a comment