|
A Abav-PR vai homenagear Foz do Iguaçu pelos 100 anos de criação do município no 20º Salão Paranaense de Turismo, de 13 a 15 de março em Curitiba. A homenagem será hoje à noite na abertura do salão na Expo Unimed Curitiba. Os aniversários de 75 anos do Parque Nacional do Iguaçu e de 40 anos da Itaipu, completados este ano, também serão lembrados. Serão entregues placas ao prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; ao diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; e ao chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, pelo apoio ao turismo de Foz do Iguaçu, do Paraná e ao Salão Paranaense de Turismo.
“Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do nosso Estado. Em recente pesquisa divulgada do prêmio Travelers’ Choice Destinations 2013, feito pelo site de viagens Tripadvisor, a cidade aparece na quinta colocação entre os dez melhores destinos do Brasil.
E 2014 é um ano especial para Foz, pois a cidade comemora 100 anos. É com muito orgulho que prestamos essa homenagem a estes principais polos do turismo do Paraná, que fortalecem a divulgação do estado como um importante destino para o turismo nacional e mundial”, disse o presidente da Abav-PR, Roberto Bacovis.
ANDRÉ VARGAS TEM VOO PRÓPRIO E IRRITA CASAL PETISTA
Na bronca com o PT, Vargas sumiu A crise sem precedentes entre a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados e o PT da presidente Dilma Rousseff (PT) expôs não só a insatisfação da base aliada, mas o comportamento “estranho” do deputado federal do Paraná André Vargas (PT). Desde que a crise se instalou, Vargas não “entrou em cena”. Segundo fontes petistas, Vargas não está na linha de frente da estratégia de conter a insatisfação da base aliada. Ainda de acordo com alguns petistas, Vargas não tem poupado críticas, ainda veladas, contra Dilma e alguns de seus ministros. A insatisfação de Vargas se estende ao casal Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, e Gleisi Hoffmann, senadora do Paraná pelo PT. Vargas está descontente com Gleisi porque ele queria lançar candidatura ao Senado Federal na chapa da petista.(Karlos Kohlbach)
DANÇA DAS CADEIRAS NO PALÁCIO IGUAÇU
Em Cascavel, Beto Richa (PSDB) disse que pretende anunciar a nova equipe de governo até o fim de março, antecipando a saída de auxiliares que pretendem disputar as eleições de outubro. Pela lei eleitoral, ele tem até 5 de abril para fazê-lo. Richa antecipou ainda que fará algumas fusões, juntando, por exemplo, a Secretaria de Governo e a Casa Civil. “Elas desempenham um papel parecido e não vejo problema em transformar as duas em uma pasta”, disse.
Na lista de Richa figuram os nomes de Reinhold Stephanes (Casa Civil), Ricardo Barros (Indústria e Comércio), Evandro Roman (Esportes), Edson Casagrande (Assuntos Estratégicos), Ratinho Jr. (Desenvolvimento Urbano), Luiz Eduardo Cheida (Meio Ambiente), Luiz Cláudio Romanelli (Trabalho), Cesar Silvestre (Governo), Guto Silva (sub-chefia da Casa Civil), Eduardo Pimentel (Ceasa) e Luis Malucelli Neto (Paraná Ambiental).
Vereador diz que Fruet não quer saber de “fiscais” no metrô |
Na Câmara de Vereadores, foi adiada por 10 sessões a votação do requerimento de Tico Kuzma (PROS) que propõe a criação de uma comissão especial para acompanhar a implantação do Metrô de Curitiba. O pedido de adiamento foi feito por Jorge Bernardi (PDT. O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), encaminhou o adiamento e promete que a Câmara vai acompanhar o novo modal. “Deve ser feito por meio das comissões permanentes como Meio Ambiente e Serviço Público”.
Kuzma concordou com o adiamento, mas lembrou que a criação da comissão recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Câmara – em razão de o tema ser “complexo” – e também da Comissão de Legislação. “O Tribunal de Contas do Paraná criou uma comissão especial para fiscalizar as obras do Metrô”, salientou.
Casagrande já faz agenda com Álvaro
Uma dobradinha parece desenhada ao Senado. Edson Casagrande (Assuntos Estratégicos) e o senador Álvaro Dias (PSDB) desembarcam hoje em Pato Branco para cumprir agenda no Sudoeste.
Pré-candidato a deputado federal pelo PSB, Casagrande é cotado à suplência de Alvaro no disputa ao Senado nas eleições de 5 de outubro.
Às 16h30, Casagrande e Álvaro atendem a imprensa no Aeroporto de Pato Branco. Depois, seguem à prefeitura e Câmara. Amanhã (sábado, 15), os dois participam do lançamento da pré-candidaturado subchefe da Casa Civil, Guto Silva (PSC) para deputado estadual e visitam a Expobel, em Francisco Beltrão.
|
69% dos norte-americanos considera a Rússia uma ameaça
A Rússia e o seu Presidente são considerados por 69% dos norte-americanos uma ameaça para os Estados Unidos, após o agravamento das tensões entre Moscovo e Washington devido à situação na Ucrânia, segundo uma sondagem hoje divulgada.
Há dois anos, um estudo similar indicava que 47% dos norte-americanos considerava a Rússia uma ameaça.
“Este é o número mais elevado de respostas positivas a esta pergunta desde a desintegração da União Soviética”, indicou Keating Holland, diretora de sondagens do canal televisivo CNN, numa referência ao estudo da CNN/ORC International.
Os resultados da sondagem demonstram a crescente impopularidade do Presidente russo, Vladimir Putin, que garante opinião favorável de apenas 11% dos entrevistados. Pelo contrário, 68% indicam manter uma opinião negativa de Putin.
“Os números são bastante claros sobre o Presidente russo. Os norte-americanos não gostam realmente de Putin, cuja avaliação desfavorável aumentou 14 pontos desde fevereiro”, acrescentou Holland.
A sondagem decorreu entre sexta-feira e domingo a nível nacional entre 801 adultos, e tem uma margem de erro de 3,5%.
Os resultados indiciam ainda que quase metade considera provável o regresso, nos próximos anos, a uma situação semelhante à da Guerra Fria com a Rússia, e mais 80% considera que Moscovo violou a lei internacional ao enviar tropas para a Crimeia.
Estes dados foram divulgados quando permanecem as divergências entre os EUA e a Rússia para a diminuição da tensão na Ucrânia, em particular na Crimeia, uma região de maioria russa e que decidirá em referendo no próximo domingo a anexação à Rússia, que os Estados Unidos rejeitam. (CNN)
ONU vota hoje( sábado) resolução condenando referendo na Crimeia
Os membros do Conselho de Segurança reúnem-se de emergência nesse sábado de manhã para votar uma resolução ocidental condenando o referendo de domingo na Crimeia.
A reunião está convocada a pedido dos Estados Unidos, e os diplomatas esperam que a Rússia vete o texto.
A posição da China, que muitas vezes se alinha com Moscovo no Conselho de Segurança, em particular nas votações sobre a Síria, é mais incerta, porque “os chineses estão embaraçados”, explica um diplomata ocidental.
A mesma fonte precisa que dois dos princípios da diplomacia chinesa, constantemente repetidos pelo embaixador chinês nas seis reuniões do Conselho de Segurança sobre a crise ucraniana, são a não-ingerência e o respeito da integridade territorial, que serão postos em causa pelo escrutínio de domingo, sobre a reanexação ou não da república autónoma ucraniana da Crimeia à Rússia.
“O único objetivo desta resolução é obter uma abstenção chinesa e sublinhar, assim, o crescente isolamento da Rússia”, analisa outro diplomata do Conselho.
A resolução foi redigida à medida pelos Estados Unidos em termos muito moderados, suscetíveis de ser aceites por Pequim.
Nesse sentido, ela não visa a Rússia e não exige explicitamente a retirada dos reforços militares russos enviados para a Crimeia para controlar a península, não acenando também com a ameaça de sanções.
Segundo alguns diplomatas, de um ponto de vista tático, é preferível lançar este ato de intimidação a Moscovo antes mesmo do referendo.
Após o escrutínio, o Ocidente deverá mostrar-se muito mais crítico em relação aos russos, o que Pequim teria dificuldade em aceitar.
Era igualmente necessário aguardar os resultados da reunião de último recurso hoje, em Londres, entre os chefes da diplomacia norte-americano, John Kerry, e russo, Serguei Lavrov, que se saldou na constatação do desacordo.