Camisinha contra a ” picada” do mosquito Aedes aegypti

Ivan de Colombo

Aedes aegypti ou o mosquito-da-dengue é um pernilongo responsável por doenças graves como dengue, febre amarela, Chikungunya e o Zyca vírus. Entre todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, a que mais preocupa é a zika pela possibilidade de provocar a microcefalia em bebês durante a gravidez.

Foto: BIC
Foto: BIC

No próximo dia 13, sábado, o governo inicia uma “batalha nacional”contra o mosquito, porém essa ação não surtirá o resultado desejado, pois somente com a liberação de recursos, estados e municípios poderiam priorizar investimentos em infra-estrutura como um pré-requisito para diminuir o impacto em caso de fortes chuvas. Não basta apenas os moradores manterem limpos os seus quintais para eliminar objetos que possam acumular água, é preciso uma ação concentrada em terrenos baldios, prédios públicos e remoção de lixos e entulhos descartados  pela população de forma irresponsável. Constatamos que em locais onde a prefeitura executou a limpeza, no mesmo dia houve novos descartes.

Foto: BIC
Foto: BIC

A demora do governo brasileiro em agir com medidas eficazes contra o mosquito, possibilitou que essa desgraça se instalasse em várias regiões do pais, até virar um caso de calamidade pública.

Ontem em horário nobre, o Ministério da Saúde fez campanha para os foliões usarem camisinha durante o carnaval, como se todos não soubessem do risco que correm, e por que não começou a campanha para orientar os brasileiros para combater o mosquito da dengue ?

Share This Article
Leave a comment