Alternado entre entraves técnicos,insensibilidade social, e as vezes omissão explícita,a gestão de saúde no município de Colombo segue com novidades. Ninguém é torcedor de órgãos públicos, e nossa expectativa é que a nova gestão seja melhor. Os desafios que enfrentarão sabemos quais. Isso porque pouco mudou em muitos anos. Um hospital de referência, dinamismo na atendimento base, qualificação de pessoal,e políticas públicas de prevenção. Uma pauta “tri-decana”, e persistente. Devo insistir sempre em meus comentários, que a participação do cidadão mobilizado para analisar a atuação dos gestores,é fator primordial,principalmente para se definir prioridade consequentes.
Isso sim, é absolutamente fundamental: Prioridades consequentes. Em momentos “eternificado” de recursos escassos nada é mais importante que gastar certo o pouco, quase insignificante, orçamento para a saúde do município. Posso atestar que em parte conheço a nova gestão,e comprovo a sensibilidade social e humana. Nossa preocupação permanece quanto a entraves técnicos possíveis e prováveis,que poderão impedir a atuação apropriada da nova gestão.Esperar deles o embate frontal aos problemas é o mínimo.
Mas ainda esperamos uma abordagem honesta nas suas relações com o cidadão Colombense, dando conta sempre de seus atos probos, mas principalmente presente , responder presente aos questionamentos populares sobre a saúde no município.Nada pode ser mais decepcionante que ausência de respostas, respostas em atitudes de trabalho ,e respostas explicativas. Isso amenizaria o impacto dos problemas óbvios que surgirão. Encurtar a distancia entre o gestor e seu único cliente , o cidadão, poderá ser uma marca definitiva no caráter público da nova gestão.
Um grande desafio a se enfrentar é o combate à dengue que seriamente ameaça o município. Os inúmeros terrenos baldios, e áreas ocupadas no entorno a nascentes, ora, não é só mais um problema ambiental. Trabalhar em conjunto e resolver esse gravíssimo problema, é obrigação indispensável. De resto, não esperamos que a sorte que desejamos aos novos gestores, jamais será nossa única esperança na saúde pública do município de Colombo.
Sorte sim. Muita amigos. Trabalho muitíssimo. Junto ao povo se contará com ele , longe, é cada um por si.
Israel de Oliveira.