Os empresários brasileiros são tão impróprio a uma economia de mercado que não capazes de correr risco nem mesmo de ganhar dinheiro. Acostumado por séculos, já que são os mesmo, desde que eram senhores de engenho; a viver de esquemas protecionistas e conchavos políticos.
O único esforço que fazem é manter tudo nas mão de seu herdeiros , e mesmo isso não conseguem ,pois geram sempre playboys mimados que destroem todo assim que os velhinhos batem as botas. Mesmo assim é uma classe hábil em manter privilégios escravizando tudo que puderem escravizar.
São infelizes quando qualquer de seus escravos conquistam direitos mínimos que nem mesmo afetam o orçamento deles; mas conseguem prever o desenvolvimento humano , e logo se mobilizam para impedir. De todas as suas conquistas espúrias, nenhuma é mais horrenda que terem domesticados seus escravos tirando-os da senzala e colocando como móveis na casa grande.
Quando são confrontados por aqueles que se recusam fazer parte do mobiliário, sacam de suas prateleiras seu brinquedos humanos e os expõe nas ruas nas praças, para exibir seu poder. São representados nas panelas que batem. Já ficou claro para os escravizados, que não adianta mais tentar acabar com a senzala. Agora só resta destruir a casa grande. Somos de Palmares.
Israel de Oliveira.