A cidade de Colombo está livre do antipó

Ivan de Colombo

Eu me lembro como se fosse hoje que nos anos de 2011 e 2012, existia uma grande euforia de moradores em vários bairros de Colombo onde a prefeitura estava pavimentando as ruas com antipó, seria uma solução  para acabar com a lama e o pó. Colombo contava com uma usina de asfalto que trabalhava dia e noite, enquanto homens e máquinas buscavam realizar os sonhos de milhares de moradores que acordavam com a rua “asfaltada”, até mesmo um cheiro horrível que parecia uma mistura de “enxofre com ovo choco” que provocava náuseas, era aceitável pelos moradores em relação ao beneficio que estavam recebendo de graça.

DSCN3015
Comparativo com uma peça de cerâmica de 3,5 mm

Não tenho conhecimento de todas as ruas e bairros que foram contemplados, mas acompanhei o sofrimento dos moradores da Vila Maria do Rosário, Guaraituba, Eucalipto, J. Ana Terra, Atuba e Guarani que viram o sonho se transformarem em poucas semanas em um grande pesadelo que até hoje provocam alucinações. 

Com a aplicação de uma fina camada a mistura do tal “antipó desandou”, talvez por falta de qualidade, pouco conhecimento, ou devido o afogadilho da véspera da eleição municipal, deixaram de prestar um bom serviço a população.

Em fim, o antipó batizado por muitos como “casca de ovo” foi atacado por tiriricas e consumido pelos buracos. A solução para acabar com a lama e pó, virou um grande problema, a unica alternativa foi remendar e tentar consertar o que não aceitava conserto. O imagem deixada pela  operação tapa buraco mais parecia uma colcha de retalhos, ou o ” retrato de uma lona de circo”.

vacabrasPara recuperar as ruas de antipó nem as mais sofisticadas máquinas “vacabrás” vindo do “potreiro” conseguiriam resolver o grave problema.

Estou contando essa história do antipó,  porque foram obras que de graça se transformaram  em um grande prejuízo aos cofres públicos, até porque não existem mais. Perdemos a oportunidade de ter mais 200 ruas que poderiam hoje somar com as 140 ruas de asfalto de qualidade que a atual gestão está realizando, diminuindo os problemas de pavimentação no nosso municipio.

antipo
Antipó casca de ovo

A boa notícia é  que  no Guaraituba o que restou do antipó está sendo arrancado e 17 ruas foram contempladas com asfalto de baixo custo e de qualidade. O mesmo processo será aplicado em breve no bairro Maria do Rosário. No bairro J. Eucalipto a prefeitura está pavimentando 22 ruas, onde antes existia antipó.

Aos poucos a cidade de Colombo vai se livrando do antipó casca de ovo e as ruas pavimentadas com asfalto de qualidade.

Share This Article
Leave a comment