O Programa de Qualificação Profissional- Estação do Ofício que oferece cursos profissionais e ocupacionais certificou nesta quinta-feira, 14, em solenidade realizada na Igreja São Paulo da Cruz, localizada na Rua Genésio Moreschi, 613, Jardim Guaraituba, 150 alunos matriculados no CRAS Guaraituba e nos Centros de Convivência Girassol, Lírio do Vale, Jardim das Graças e Maria do Rosário. Ao total, foram realizados 93 cursos entre oficinas artesanais, de capacitação e culturais distribuídos em diversos CRAS, Centros de Convivência, Associações, CAIC e APOIO do município.

A secretária de Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, parabenizou a prefeita Beti Pavin pelo fortalecimento e apoio dado aos programas sociais. “O Programa de Qualificação Profissional, tem como objetivo fortalecer a função protetiva da família, contribuindo assim na melhoria da sua qualidade de vida prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade sociais vivenciadas”, disse a secretária
Sobre as formaturas
No toral serão certificados até o dia 22 de julho mais de 2 mil profissionais. As formaturas iniciaram no último dia 21 de junho. As 93 oficinas foram realizadas de forma sistemática com carga horária de curta e média duração, distribuídas em seis Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, oito Pró-Criando 20 Centros de Convivência, na Associação Monte Castelo e Liberdade, CAIC e também no Apoio – Centro Industrial Mauá.
Entre os cursos profissionais e ocupacionais, que foram ofertados pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social estão às artesanais com 25 oficinas e 315 alunos concluintes; as 41 oficinas de Capacitação com 437 alunos concluintes; e as 27 oficinas Culturais com 1380 alunos concluintes.
O Programa cumpre dois grandes objetivos: efetivar vínculos familiares e comunitários através de ações proativas de cada cidadão em relação ao gerenciamento de sua vida afetiva, social e econômica. O segundo almeja a capacitação profissional e o preparo para o mercado de trabalho.
Vale lembrar que o público principal é jovem a partir de 14 anos, e famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, indivíduos com baixa escolaridade e necessidades especiais, ou que pertencem aos programas sociais do município. Porém, todos os cidadãos interessados têm direito a fazer a inscrição. Portanto, quem investe no ser humano merece o nosso respeito e a devida confiança da continuidade dos avanços.