Aconteceu na última quinta-feira, 21, no CRAS Graciosa, localizado na Rua Anair Bonato Tosin, nº. 677 – Jd. Mauá – a confraternização do Projeto Nosso Jovem. A edição, que encerrou com sucesso, trata-se de um projeto social de gestão compartilhada, coordenada pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Aceleração de Projetos (GTAAP) da Prefeitura. São dois grupos de adolescentes, sendo eles: da Vila Liberdade, por meio do Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme e na Vila Zumbi com os alunos do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares. Vale lembrar que cada escola conta com um grupo de 20 participantes com idades entre 12 e 17 anos.
Para alcançar os objetivos propostos a Prefeitura de Colombo, por meio das secretarias de Planejamento, Educação, Secretaria Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Saúde, e Assistência Social estava afinada e comprometida com as ações delineadas, desde a concepção teórico-metodológico que as fundamenta. O Projeto Nosso Jovem adota a metodologia da educação popular crítico freireana. Vertente teórico-metodológica fundada no diálogo como matriz da democracia e, portanto, em relações horizontais entre sujeitos que se unem para superar problemas complexos, ligados à vida e ao mundo do trabalho.
Os passos da metodologia buscam resgatar, exercitar e fortalecer a capacidade de diálogo intra e entre equipes; garantindo a qualidade das ações e a intencionalidade formativa, dentro dos princípios pedagógicos de uma educação libertadora, para a autonomia dos adolescentes envolvidos. A coordenação geral fica a cargo do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Aceleração de Projetos (GTAAP), enquanto que o acompanhamento direto do projeto é assumido pelo CRAS Graciosa, o qual é realizado por meio da equipe técnica.
Foto: Marcio Fausto/ PMC