22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM) completa quatro anos de criação em Colombo (PR)

Ivan de Colombo

O 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), promoveu uma solenidade com homenagens à oficiais e praças da unidade para comemorar os quatro anos de criação completados na terça-feira (1º/11). Houve a entrega de medalhas “Policial Militar” de ouro, prata e bronze, como também da medalha “Mérito 22º BPM”. O evento aconteceu na sede da unidade em Colombo (PR) nesta quinta-feira (03/11).
O batalhão foi criada após o desmembramento do 17º Batalhão e ficou responsável por 13 municípios da Região Metropolitana Norte (Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Itaperuçu, Rio Branco, Doutor Ulisses, Cerro Azul, Campo Magro, Tunas do Paraná, Adrianópolis) para otimizar o atendimento à população e aperfeiçoar as ações preventivas para proporcionar mais segurança.
“Fizemos o processo de implantação que se consolidou nesses quatro anos de existência da unidade. Os desafios são grandes e hoje refletimos que se esperássemos as condições favoráveis para avançar, ainda não o teríamos feito. As dificuldades para criação dessa unidade foram muitas e eis que se consolida com grande importância no cenário da preservação da ordem pública”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Atualmente o 22º Batalhão possui cinco companhias que desempenham atividades administrativas e operacionais. A 1ª companhia atende o município de Colombo; a 2ª Companhia atende as cidades de Almirante Tamandaré e Campo Magro; a 3ª Companhia responde por Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul e Doutor Ulisses; a 4ª Companhia abrange Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná e Adrianópolis, e a 5ª Companhia que atende o município de Pinhais.
“Estamos com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) no estágio operacional supervisionado, o que vai melhorar a qualidade dos trabalhos prestados. O 22º BPM é essencial para que a população da Região Norte Metropolitana tenha mais segurança e tranquilidade. Hoje prestigiamos nossos policiais como um gesto de consideração e reconhecimento à dedicação aplicada nas atividades desempenhadas”, disse o Comandante do batalhão, major Roberto Sampaio de Araújo.

Os policiais militares que formaram o primeiro efetivo do batalhão e ainda prestam serviços lá auxiliaram na consolidação da imagem de confiança e responsabilidade que o 22º BPM possui diante da comunidade local. Para retribuir o empenho e dedicação desses profissionais, foram entregues as medalhas “Policial Militar” de ouro, prata e bronze, que honram os que completaram 30, 20 e 10 anos de serviço ativo, respectivamente, e a medalha “Mérito 22º BPM”.
Três praças que estão finalizando o tempo de serviço ativo e agora estão na eminência de entrarem para a reserva remunerada foram condecorados e homenageados no evento. Receberam a honraria o sargento Noel Marcos Dias, o cabo Jedson José Ribeiro e o soldado Samuel Domingues. “Agradeço a Deus por ter escolhido essa profissão. Minha família deu muito apoio durante esses mais de 30 anos de carreira”, disse o sargento Noel.

Houve a entrega da medalha “Mérito do 22º BPM” à 10 oficiais e praças que contribuíram com a formação e a evolução da unidade, bem com mais 17 medalhas “Policial Militar” aos que completaram 10, 20 e 30 anos de serviço. “É uma honra conseguir ficar por 30 anos na corporação com méritos e só alcancei essa marca graças a Deus”, afirmou o sargento João Carlos de Andrade Ribas.
“Não é fácil completarmos 10, 20 30 anos numa profissão de risco real, eminente e constante, aonde defendemos as causas dos outros que também são as nossas. Hoje honramos o compromisso de dedicação plena e capital, por vezes tendo que verdadeiramente sacrificar a própria vida em face da segurança pública, razão pela qual desejamos força e parabéns ao 22º BPM”, disse o coronel Tortato.
O evento teve o prestígio das presenças de oficiais e praças que já fizeram parte do batalhão, como o coronel da reserva remunerada Sérgio Filardo, que comandava o 6º CRPM em 2012 e participou do projeto de formação da unidade, e o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), tenente-coronel Mauro Celso Monteiro, que foi o primeiro comandante do 22º BPM. “Retornar a este batalhão é maravilhoso, além de constatar que o trabalho foi consolidado, que as atividades estão em pleno funcionamento e que tanto os oficias como os praças fazem a diferença na segurança pública nesta unidade”, disse o Oficial.

Prestigiaram o evento o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o Subcomandante da PM, coronel Arildo Luis Dias, o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Chehade Elias Geha, o Comandante em exercício do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o Assessor Militar da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP), coronel Elio de Oliveira Manoel, o Chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Maurício César de Morais, o coronel da reserva Sérgio Filardo, representando a Associação da Vila Militar, além de familiares de policiais e demais convidados.

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

Share This Article
Leave a comment