Estudantes desocupam a Câmara Municipal de Colombo

Ivan de Colombo
Foto: BIC
Foto: BIC
Foto: BIC

Depois de quase 24 horas de ocupação, o grupo de estudantes que invadiram a Câmara de Vereadores de Colombo, em protesto a PEC 241, resolveram em reunião com o presidente da Câmara, professor e vereador Waldirlei Bueno de Oliveira, desocupar o prédio. O presidente disse que irá encaminhar os pedidos apresentados pelos estudantes, aos senadores que representam o Paraná em Brasilia.

Foto: BIC
Foto: BIC

Durante todo o período de ocupação, os estudantes mantiveram a ordem e a preservação do patrimônio público. A Câmara Municipal de Colombo, através do seu presidente, Waldirlei Bueno de Oliveira e do vice-presidente Givanildo da Silva(Gil Gera), estiveram o tempo todo interagindo com os invasores e de forma democrática e humana, auxiliando para que os jovens tivessem acesso a energia, banheiro, água e alimentação.

Foto: BIC
Foto: BIC

Durante a noite foi permitido a entrada de colchões, cobertores e alimentos. O Conselho Tutelar do município foi acionado pelo fato de constatar a presença de menores de idade entre os estudantes. Na manhã desta quarta-feira, uma mãe compareceu no local para a retirada de um menor de idade.

O presidente Waldirlei Bueno, mais uma vez chama a atenção no Paraná e no Brasil, pela sua postura firme e ética em negociar com diplomacia a desocupação do plenário da Câmara Municipal, muito antes do juizado analisar o pedido de liminar para a desocupação do prédio público.

Esta não foi a primeira vez que o  presidente enfrenta esse tipo de situação, foi assim nos protestos do professores e com os trabalhadores da saúde.

Foto: BIC
Foto: BIC

Mesmo a Câmara não sendo o local onde se discute a PEC 241, os estudantes que já haviam invadido as Escolas Estaduais em Colombo, e não tiveram visibilidade, confessaram que a ocupação da Câmara foi decidida pelo fato de ser o único local onde poderiam conseguir esse abjetivo.

 O líder da ocupação, disse em entrevista que o grupo teve a oportunidade de discutir as questões da PEC 241 com o presidente da Câmara e que o professor Waldirlei Bueno, se colocou a disposição para colaborar com ações legais que sejam pertinentes a luta dos estudantes. Foi essa acolhida e respeito aos estudantes que facilitaram o dialogo do presidente Waldirlei Bueno e do vice-presidente Givanildo da Silva, que tornou possível a desocupação pacifica em menos de 24 horas.

Share This Article
Leave a comment