Na manhã de ontem(05-12), o presidente da Parceiros do Rim, e vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil- Fenapar, Nilton Luiz Carneiro de Mello, acompanhado pelo Secretário de Saúde de Colombo, Darci Martins Braga e o vice-prefeito Sérgio Pinheiro , além da presidente do Conselho de Saúde de Colombo, Angelita Muniz, e Iraci Marques, assessora parlamentar da Deputada Estadual Maria Vitória,estiveram reunidos na sede da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, com o Secretário Michele Caputo Neto e o sr. Paulo Almeida.
A pauta da reunião tratava de um assunto grave que envolve os doentes renais crônicos do Paraná que moram em Colombo. O vice-presidente da Fenapar, Nilton Luiz Carneiro de Mello, disse em entrevista que no Município de Colombo existem 102 pacientes, destes 62 são atendidos pelo SUS em Curitiba e 40 em Campina Grande do Sul.
Fila para transplante de rim

A hemodiálise é necessária quando os rins deixam de filtrar o sangue e os pacientes precisam realizar esse procedimento 3 vezes por semana por quatro horas. Os estudos apontam que a doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças.
A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 nos. Há poucas décadas a insuficiência renal crônica (IRC) significava morte. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 110 mil pessoas fazem diálise no Brasil. Atualmente, existem 750 unidades cadastradas no País, sendo 35 apenas na cidade de São Paulo. Os números mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. A taxa de mortalidade para quem enfrenta o tratamento é 15%.
CREDENCIAMENTO DE CLÍNICA




A reunião com o Secretário não deu para se estender e colocar as questões a nível estadual, pois o secretário ainda precisava atender outras demandas. Não poderíamos deixar de relatar o apoio que os doentes renais estão tendo também por parte da deputada Maria Vitória e o Vice-prefeito eleito em Colombo, Sérgio Pinheiro, se não fosse eles, essa reunião dificilmente teria sido realizada.