As escolas do interior do Paraná nos anos de 1970, adotavam como padrão retirar os calçados para entrar dentro da sala de aula, para compensar, as crianças levavam chinelos ou pantufas. No ano de 1982 para minha surpresa esse método não era adotado em Curitiba. Dizem que bons costumes se aprende em casa e na escola. Outro costume que se adotava no interior era retirar o calçado para entrar dentro de casa. Hoje em dia poucos ainda adotam esse costume ao chegar em casa e colocá-los ao lado da porta ou em uma sapateira. Os japoneses acreditam que além da higiene física do ambiente, se tem também higiene espiritual.
A retirada do calçado antes de tudo é um sinal de respeito com a pessoas que limpou e higienizou a casa, por outro lado se faz necessário para prevenir doenças, pois durante o dia passamos por diversos lugares e o nosso calçado mantem contato com diversos tipos de sujeira e acabamos transportando inúmeros micro-organismos na sola dos calçados.
Essas bactérias e fungos se tornam ainda mais perigosas pela precariedade das ruas onde ninguém respeita e jogam diversos tipos de sujeira, sem esquecer o uso de banheiros em bares e banheiros públicos… Devemos ter a consciência de que o contato com micro-organismos presentes no ambiente e na natureza é inevitável, porém a adoção de hábitos simples como deixar o calçado do lado de fora, estaremos adotando uma atitude de educação e higiene.