Foto: Bic
A prefeitura de Colombo está realizando a reforma da Quadra Poliesportiva do Jardim Campo Alto. Ontem (11-05) acompanhando o andamento das obras formos surpreendidos com as presença de vários idosos queimando energia nos equipamentos da nova Academia ao Ar livre instalada no local e no salão reservado para a realização de outras atividades. As obras ainda estão em andamento, mas assim que os equipamentos foram instalados a turminha da terceira idade que sabem que o exercício físico representa mais qualidade de vida, e que influenciam diretamente na melhoria da saúde não perderam tempo e ocuparam o local.
-
Foto:BIC - Assim como os idosos sabem da importância de se manter ativo na melhor idade, a gestão da prefeita Beti Pavin, tem investido em atividades e centros de convivências para que essas pessoas possam se mater ativas e valorizadas. A cidade de Colombo possui atualmente em torno de 17 mil idosos, destes 10 mil ainda são ativos e 500 idosos em situação de vulnerabilidade. A prefeitura de Colombo promove a capacitação de recursos para atendimento ao idoso, apesar de contar com uma grande estrutura, apenas 1200 idosos participam efetivamente dos projetos existentes.
-
Foto: BIC É necessário que as famílias incluam os idosos nos projetos sociais oferecidos pela prefeitura. Entre as principais atividades estão: Jogos intelectuais, culturais, Dança, música, Coral, Atividade física, Artesanato, Palestras com tema sobre envelhecimento saudável. Existem atividades para idosos em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), entre outros projetos e ações promovidas pela gestão municipal.

“Nossa meta é construir junto com os idosos uma sociedade baseada na garantia de direitos….Com uma cultura de respeito, paz e inserção social. Família, sociedade e poder público são responsáveis por aqueles que já contribuíram muito…. NOSSOS IDOSOS”. Participando dessas atividades, os idosos tendem a envelhecer melhor, inclusive devido às relações de vizinhança e proximidade com a família e a uma rede de apoio que minimiza o isolamento”, explica a secretária de Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza.
Assista o vídeo