Foi realizado na noite de ontem(17-05) no Bairro Guaraituba a pré-conferencia para a XII Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada em a 07 de Junho, das 8h às 17h, no Auditório da Regional do Maracanã(Endereço: Rua Dorval Ceccon, 664, 2º Piso – Jd. Nossa Sª de Fátima). Segundo informações que constam no site da prefeitura, as pré-conferências antecedem a Conferência Municipal de Assistência Social. Elas foram descentralizadas e constituem-se em encontros programados e organizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em seus territórios.
O objetivo da XII Conferência é a aproximação da discussão sobre a política com a população, além de garantir a participação efetiva pela proximidade de seus locais de moradia e com a atribuição de avaliar a situação da Assistência Social em nosso município, e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e na qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
“As pré-conferencia tem como objetivo realizar consulta publica e encaminhar proposta referente aos serviços prestados para a comunidade, bem como levantar propostas e demandas para desenvolver e encaminhar para à Conferencia de Assistência Social para seus devidos Referendos.
Até agora já foram realizadas as pré-conferencias no CRAS Maracanã(10/05), CRAS Rio Verde(12/05) e a de ontem do CRAS Guaraituba realizada na Igreja São Paulo da Cruz. Hoje 17/05, acontece a reunião da pré-
conferencia no CRAS Sede, localizado na Rua Jose Cavassin – Centro. As próximas reuniões acontecem no CRAS Roça Grande, dia 19/05 no horário: 13:00h, situado na Rua santo Pascoal Franceschi,322 (Fone 3666-6305), e a ultima no CRAS Graciosa no dia 25/05, no horário:14:00h, situado na Rua Anair Bonatto Tosin, 677 – Bairro Mauá(fone 3675-7237).
Ainda segundo o site da prefeitura, o Conselho Municipal de Assistência Social, convocou para o dia 07/06/2017,a XII Conferência Municipal de Assistência Social, em caráter ordinário, com a atribuição de avaliar a situação da Assistência Social em nosso município, e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e na qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
Quais assuntos serão abordados?
O tema central da XII Conferência Municipal de Assistência Social será a “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” o qual será dividido em quatro eixos sendo eles: 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; 4:A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Qual a importância do mesmo?
Tem a finalidade de avaliar o contexto da política de Assistência Social em Colombo à luz do tema geral proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social, estabelecer diretrizes para a política de Assistência Social e referendar sua nova gestão para o biênio 2017-2019, além da eleição de delegados e seus respectivos suplentes para a Conferência Estadual de Assistência Social.
Público-alvo?
Representantes da sociedade civil, usuários da política de assistência; trabalhadores da política de assistência, como assistentes sociais, advogados e pedagogos; além dos prestadores de serviços não governamentais.
Mais informações no site http://www.colombo.pr.gov.br/