O que fazer com os cães abandonados em Colombo ? O caso foi parar na Câmara Municipal…

Ivan de Colombo
Cães abandonados Foto: BIC
Cães abandonados
Foto: BIC

Quem mora em Colombo já deve ter percebido a quantidade de cães abandonados pelas ruas da cidade. Eles estão presentes em todos os lugares, nos bairros, no centro, nos terminais de ônibus etc… Os vira-latas já estão familiarizados com a população, é comum encontrar pontos de alimentação deixados por moradores, o que acaba colaborando com a sua multiplicação.

Cão doente.
Foto: BIC

Infelizmente até agora não existe uma lei em vigor em Colombo que esteja disponível para o recolhimento desses animais. Esses cães, sem conhecimento de seu status vacinal podem transmitir algumas doenças ao seres humanos, como : Micose( É transmitida pelo contato direto da pele com o animal contaminado). Ancilostomose( É um tipo de verminose presente nas fezes de cães, que pode afetar o ser humano quando este anda descalço e provoca anemia). Raiva (Transmitida pela mordida de um cão contaminado que causa uma inflamação no sistema nervoso que pode causar paralisia dos membros). As larvas provenientes das fezes dos cães contaminados, penetram na pele do ser humano ao pisar em locais contaminados.(O mais conhecido é o “bicho geográfico”. Muitas pessoas estão contaminadas sem saber, o diagnóstico só é possível com a realização de exame de sangue).

Cães abandonados
Foto: BIC

Os moradores de modo geral reclamam da sujeira provocada por esses animais que “assaltam” as lixeiras retirando os sacos lixos deixados na frente das casas. Os cães rasgam as sacolas e espalham o lixo pela rua em busca de alimentos, além de sujarem as vias públicas, deixam suas fezes acumuladas nos jardins, em monte de areia  e calçadas.

Diante dessa situação e dos perigos iminentes que podem provocar os cães, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vagner Brandão, apresentou a Indicação N°: 747, destinado a Secretaria de Meio Ambiente, solicitando estudos  para a realização de castração de cães abandonados e de particulares(desde que comprovem não poder arcar com tal ônus), no município de Colombo/PR. “O objetivo da indicação é realizar o controle populacional dos animais, evitando transtornos e a proliferação de doenças ao homem, já que muitos deles acabam sendo abandonados nas ruas. A castração irá reduzir consideravelmente o numero de animais abandonados”, disse o vereador Vagner Brandão.  A indicação recebeu apoio de todos os vereadores da Câmara.

Vereador Marcos Dumonte

 O vereador Marcos Dumonte disse que a população tem feito várias reclamações sobre os cães. “É necessário buscar uma solução para esse problema que ronda o nossa cidade, haja visto que não são os animais abandonados, mas sim o abandono dos mesmos”, ressaltou o vereador. O vereador Pelé também parabenizou a indicação do vereador Vagner Brandão e salientou que é necessário tomar uma atitude urgente ” Precisamos marcar uma reunião para tratar desse assunto A questão dos cães abandonados virou um caos nos bairros e agora estão sendo “ abandonados” na sede do município”, disse Pelé. O vereador Élcio do Aviário, disse que manteve contato com veterinários que se colocaram a disposição para a realização gratuita da castração dos animais.

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.

 

 

 

Share This Article
Leave a comment