A prefeita Beti Pavin, participou da Celebração Eucarística de acolhida dos novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Curitiba, ocasião em que o padre Amilton Manoel da Silva, foi nomeado pelo papa Francisco como bispo titular de “Tusuro” e também auxiliar de Curitiba.
” Fico feliz e agradeço pela dedicação e trajetória do nosso ex-pároco. Desejo as mais sinceras felicitações e bençãos nesta nova e linda jornada”, disse a prefeita Beti Pavin. A celebração aconteceu no município de Osvaldo Cruz (SP), cidade onde nasceu o padre.
Indicação
Padre Amilton conta que a solicitação para a nomeação foi feita pelo arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, e acolhida pelo Papa Francisco. ” Ele me contou que me conheceu em uma festa de Nossa Senhora de Caravaggio, em Colombo-PR. Ele havia acabado de assumir a arquidiocese e foi celebrar a missa, e eu havia animado a procissão. Ele prestou atenção naquilo que eu falava, nas reflexões durante a missa e ele pegou meu nome completo e me indicou para ser o auxiliar dele”, conta Padre Amilton.
Sobre o Bispo Amilton Manoel da Silva
Nasceu em 2 de março de 1963 em Osvaldo Cruz, na Diocese de Marília (SP). Estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná em Curitiba (1992-1995) e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo-ITESP (1997-2000). Emitiu a profissão religiosa em janeiro de 1997 como Membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) e recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 2000.
Dentro de sua Congregação, desempenhou inúmeros cargos, desde mestre de noviços até Superior Provincial da Província Passionista do Calvário, com sede em São Paulo (2013-2016). Também foi Assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil, pregador de exercícios espirituais e vigário paroquial em Colombo e Ponta Grossa (PR). Atualmente, é pároco de “São Paulo da Cruz” na Arquidiocese de São Paulo.