Nesta terça-feira, 13, a governadora Cida Borghetti repassou R$ 11 milhões ao Consórcio Paraná Saúde – responsável pela assistência farmacêutica básica de quase todos os municípios paranaenses. “O recurso corresponde à contrapartida do Estado para compra de medicamentos”, disse Cida pouco antes da inauguração da nova sede do consórcio em Curitiba.
Criado em 1999 para organizar a assistência farmacêutica em todo o Estado, o consórcio reúne 397 municípios e faz a compra centralizada dos medicamentos prioritários que são disponibilizados nas unidades básicas de saúde.
Somente no primeiro semestre de 2017, foram adquiridas 495 milhões unidades de medicamentos e materiais médico-hospitalares, a um custo de R$ 48,7 milhões, que é dividido pelos governos federal, estadual e municipais. As prefeituras economizam até 30% com a compra centralizada, se comparado à aquisição individual dos produtos.
Luiz Claudio Costa, prefeito de Balsa Nova e presidente do consórcio, afirmou que o apoio do Estado nessa logística é fundamental. “O Governo do Estado tem uma participação fundamental na logística de distribuição e no apoio e acompanhamento da relação de remédios que são usados. A expertise das regionais é fundamental para que os produtos cheguem aos 397 municípios”, disse.