A cidade de Colombo foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Colombo foi premiada em três projetos: Participação Popular no Planejamento Municipal em Saúde e Implantação do Protocolo de Atenção à Saúde da Mulher e Programa Coleta Verde.
O médico e secretário de Saúde de Colombo Dr. Antoninho Barth, em entrevista exclusiva ao Jornal BIC NOTÍCIAS, falou sobre a premiação.
“Nós ficamos contentes com a premiação e o reconhecimento que estamos recebendo por parte do Governo do Estado. Recebemos junto com a diretora administrativa Nice Lara, nossa prefeita Beti Pavin e outros membros da secretaria de saúde, porque todos nós colaboramos para que isso viesse acontecer e que a cada dia venha sendo melhor o atendimento em nosso município. O Estado vem mudando a política de saúde, que tem nos deixado muitos satisfeitos porque estão dando mais atenção aos Municípios, o que vem ao encontro de nossos interesses e atendendo a necessidade da população.
A municipalização da saúde era uma de nossas reivindicações. Estamos na ponta e o Estado está reconhecendo isso, fomos premiados por estarmos nos empenhando no atendimento das nossas gestantes e da população mais necessitada. Estamos entre os cinco melhores do Estado com a melhor atenção na área da saúde com um atendimento global. Tivemos um segundo programa premiado que é o Atendimento individual. O Estado achou maravilhoso o nosso trabalho e dedicação, que contribuem para nosso desempenho, e por isso fomos agraciados com um lindo troféu. Esse prêmio foi muito importante para cada um de nós, valorizando nossos funcionários que são empenhados na nossa secretaria de saúde e isso aumenta ainda mais a nossa vontade de trabalhar em prol da saúde. Agradeço de todo coração a nossa equipe que tem nos ajudado.” comemora o secretario.
Dr. Antoninho disse que secretaria de saúde do município está com uma estrutura boa e que não estão medindo esforços para alcançar as metas estabelecidas. Ele ressaltou o fato do Município estar ampliando o atendimento no pronto-socorro e o objetivo principal é um hospital para nossa região, e continuará lutando para que a Santa Casa volte a atender como hospital.” ” Hoje estamos com pronto-socorro atendendo com sete médicos durante o dia e seis à noite , só não fazemos cirurgias, mas temos até uma pré- UTI dentro da UPA. Possuímos uma boa relação com o Estado referente aos internamentos. Recentemente contratamos mais 20 médicos, nós temos uma boa administração e nossas unidades saúde são um exemplo, visitem e conheçam a nossa ferramenta de saúde para verem quão grande é o nosso atendimento. Em relação as campanhas, pode perguntar para qualquer cidadão Colombense o que significa o Outubro Rosa e o Novembro Azul, todo mundo vai saber responder. Nossa pretensão é fazer com que a população nos ajude e colabore com a prevenção, só assim estaremos evitando futuramente problemas mais graves.” explica ele.
O secretário disse que com o trabalho sério que vem sendo desenvolvido, o município tem sido ouvido em reuniões do Estado em relação as necessidades de Colombo e da região norte . ” Quando eu falo Colombo estou incluindo automaticamente a região norte porque essa é nossa preocupação e a preocupação da nossa prefeita Beti Pavin. Gostei muito da intenção do nosso governador quando diz que a saúde do Paraná será centralizada em grandes centros e em grandes cidades onde facilite o acesso ao cidadão. Colombo é uma cidade estratégica para região norte, e a nossa prefeita não está medindo esforços juntamente com os prefeitos de Bocaiuva do Sul, Almirante Tamandaré e Doutor Ulysses para que isso se torne realidade.
O secretário frisou que não existe UPA e nem unidade de saúde melhor do que as de Colombo, “Nós estamos sim em primeiro lugar na região metropolitana e se existe algum funcionário que acha que isso não é verdade ele está no lugar errado, assim como eu digo Colombo é minha cidade, eu vivo aqui, eu passo o dia aqui, é sábado, domingo de manhã, à noite não tem horário. Eu amo Colombo, então se alguém achar que Colombo não é a cidade ideal pode ter certeza que está equivocado. Meu muito obrigado por esta oportunidade de dizer o quanto agradecidos nós ficamos com essa premiação o que nos faz se dedicar ainda mais em prol da saúde da população”. Finaliza o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth