Na politica a falta de compromisso é muito comum e levam os maus políticos do céu ao inferno em apenas um único mandato. Dos atuais vereadores da Câmara de Colombo, muitos passaram os 4 anos criando problemas para si mesmos o que influenciou diretamente no resultado da reeleição.
O vereador eleito deve entender que após eleito está revestido de responsabilidade e não de autoridade e deve lembrar que sempre existirá pelo menos uma pessoa que o ajudou a ser eleito, ser ingrato pode ser perigoso no processo de reeleição, pois o resultado de uma eleição sempre será uma caixa de surpresa, tudo pode acontecer. Muitas vezes apontamos às injustiças nos resultados, como por exemplo o que aconteceu com o vereador Élcio do Aviário nessa eleição. Mas na maioria das vezes o fracasso nas urnas é um resultado presumível, principalmente quando medimos o valor das pessoas conforme nossa própria régua e somos ingratos com quem nos ajudou.
Na politica existe histórico de vereador que assume através de manobras, outros com ajuda de um ” professor” ou médico, e ainda tem aqueles que um líder comunitário ou um amigo abre mão de uma candidatura e resolve ajuda-lo. Fica a dica para maioria dos vereadores eleitos que assumirão em janeiro ” Sempre há alguém responsável pela sua eleição”, não seja ingrato ou também ficarão com as calças nas mãos no próximo processo eleitoral.