A implantação de uma minicidade educativa com capacidade de desenvolver nas crianças colombenses vários aspectos educacionais e sociais é uma forma inédita no município que vai buscar unir unir educação e ludicidade. A proposta está sendo desenvolvida por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano atendendo pedido do Secretário Municipal do Meio Ambiente José Vicente de Lima. A remodelação do Parque Municipal da Uva tem o objetivo de oferecer condições para a realização de atividades diversas durante o ano todo.
“O projeto contem os aspectos e a rotina de uma cidade para trabalhar com os estudantes as questões de educação ambiental e cidadania proporcionado às crianças, experiências reais de cidadania e vida comunitária”, esclarece Zé Vicente.
O minicidade será construída no Parque Municipal da Uva e contará com um espaço de 2.000 m² estando disponível o ano inteiro para visitação de alunos do ensino fundamental com prioridade para a rede pública de educação. Conforme José Vicente, no projeto de uma cidade ecológica, dotada de vários aspectos de sustentabilidade e capacidade de oferecer ao aluno visitante, através de brincadeiras, aprendizados educativos, conscientizações, convivências e cidadania que abrem um leque de aprendizagem de um ensino lúdico e contextualizado que poderão contar com ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação.
Segundo o secretário José Vicente, a minicidade tem vários locais representativos de uma cidade real importante para as crianças aprenderem temáticas como educação ambiental, sustentabilidade, cidadania, temáticas trânsito, segurança pública, cidade/campo, equipamentos públicos e educação financeira. O espaço minimizado denominado ‘ Ecovila Colombo”, irá conter casas, espaços públicos, lojas, ruas e outras estruturas presentes em qualquer cidade no intuito de proporcionar um ambiente onde as crianças possam vivenciarem na prática o que leem nos livros.
“Na questão da educação de trânsito é de fundamental importância o trabalho de conscientização no trânsito a partir das crianças. Elas terão a oportunidade de conhecer e aprender a importância de atravessar na faixa de pedestres com segurança, cumprir as leis e regras para evitar acidentes e compreender os sinais de comunicação transmitidos no trânsito e dessa maneira podemos prevenir acidentes. Essas atividade envolvendo as Escolas Municipais podem ser realizadas durante o Maio Amarelo justamente para falarmos sobre a importância da campanha e a questão da prevenção de acidentes”, pontua Zé Vicente.
O projeto é parte da remodelação do Parque Municipal da uva que está sendo proposta pela Prefeitura e que vai permitir a realização de atividades diversas durante todo o ano e não apenas em grandes eventos como a tradicional Festa da Uva, envolve a utilização do lago do parque para oferecer lazer aos visitantes. Outro objetivo é conscientizar a sociedade para que tenhamos um desenvolvimento sustentável, social, econômico e ecológico.
Confira as atividades que estão contempladas no projeto da minicidade:
TRÂNSITO/SEGURANÇA PÚBLICA E ACESSIBILIDADE
- Ruas, Calçadas, Ciclofaixa, Passarela, Mobilidade Sustentável (Instituto Renaut)
- Rampa PCD, Piso Tátil, Faixa de Pedestres
- Sinalização Horizontal e Vertical
CAMPO/CIDADE, EQUIPAMENTOS PÚBLICOS
- Escola, Hospital, Prefeitura, Câmara, Banco, Residência, Biblioteca, Delegacia, Posto de Combustível, Concessionária
- Bosque, Lago
- Árvores Frutíferas e Animais
- Feira de Orgânicos
- Anfiteatro/Cinema ao Ar Livre
- Trilha Ecológica
MEIO AMBIENTE / SUSTENTABILIDADE
- Horta Comunitária
- Coleta Seletiva
- Oficinas de Reciclagem
- Composteira de Resíduos
- Preservação
- Energias Renováveis
- Reaproveitamento da Água
- Saneamento Básico
- Energias Renováveis
EDUCAÇAO FINANCEIRA
- Moeda da Minicidade, Crédito, e Débito e Saldo (Parceria com Sicoob)
- Troca de Produtos recicláveis Pela Moeda
- Aluguel de Bicicletas e Carros Elétrico ( Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo)