Informe do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira, 26 de maio, traz orientações atualizadas sobre a vacinação. A distribuição de 6.161.750 de doses da AstraZeneca/Fiocruz e 609.570 mil doses Pfizer/Comirnaty está entre os destaques.
No documento, a recomendação é de que os Estados definam os Municípios que irão receber o imunizante da Pfizer/Comirnaty, com prioridades a distribuição das outras vacinas aos entes que não foram contemplados. Outra orientação é de que os Estados possam planejar as próximas distribuições, descontando as doses excedentes dos Municípios priorizados com a vacina Pfizer/Comirnaty para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO).
Ainda é destacada a vigilância das variantes da Covid-19 presentes no Brasil e a importância de investimento das medidas de prevenção e controle da Covid-19 em áreas de fronteiras, portos e aeroportos, uma vez que esses locais são potenciais portas de entrada para as variantes devido ao fluxo de passageiros e tripulantes provenientes de outros países. O Informe pode ser acessado no Observatório da Covid-19, na aba “Cronograma e Plano Nacional”. Da Agência CNM de Notícias