Escondido embaixo dos aguapés, o Lago Tumiri localizado no Bosque Municipal da Uva em Colombo, reaparece com a retirada da planta invasiva. As águas de nascentes naturais que formam o Lago Tumiri, também estão contaminadas pelo acumulo de lixo e de despejo de esgotos. Salvar o lago é prioridade do prefeito Hélder Lazarotto e do Secretário de Meio Ambiente José Vicente que na quarta-feira fizeram parte de uma equipe de força tarefa que iniciaram um trabalho de limpeza da nascente do Tumiri até o Lago no Parque Municipal da Uva.
Nos últimos anos a falta de cuidados e de investimentos contribuiu com o processo de degradação do local que é visível através da presença de aguapés em grande quantidade que forma um tapete sobre a água, colocando em risco à existência do Lago Tumiri. Essa planta surge basicamente por conta do despejo de esgoto domésticos e de produtos químicos no rio.
” A nossa estratégia foi atualizar os dados e informações para poder tomar uma ação em conjunto com prefeito Helder Lazarotto. A primeira ação é retirar os aguapés, uma planta que em grande quantidade impedem a reprodução de algas e microalgas, que são a base da cadeia alimentar dos peixes e dificulta a oxigenação da água. As nascentes que formam o lago também irão ser preservadas e juntamente com isso um trabalho de conscientização e fiscalização já estão em andamento “, disse José Vicente.
A intenção de José Vicente como secretário, é integrar o Lago Tumiri ao Bosque da Uva, valorizando um cartão postal do município de Colombo que também possui um novo projeto paisagístico que será implantado para criar um novo espaço relaxante aos visitantes e turistas. As ações segundo Zé Vicente, não se limitam apenas na limpeza do Lago Tumiri, mas a intenção é que no futuro atividades poderão ser realizadas no local.
Segundo a prefeitura, serão distribuídos uma notificação informativa em algumas residências que ainda não possuem ligação direta a coleta de esgoto da Sanepar. O prazo para regularização após a notificação é de até 20 dias úteis, tendo em vista a disponibilidade de ligação das residências a coleta de esgoto regular.