A Câmara dos Deputados acatou nesta quinta-feira (16) a medida do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por unanimidade cassou o mandato do deputado federal Boca Aberta (PROS-PR). A informação é da Folha de S.Paulo.
A decisão do TSE no final de agosto decidiu cassar o diploma do deputado. Emerson Miguel Petriv se elegeu em 2018 em Londrina com mais de 90 mil votos válidos.
Boca Aberta também teve o mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Londrina em 2017 por quebra de decoro parlamentar. Com isso, ele ficou inelegível por oito anos, como entendeu o colegiado do TSE.
Mesmo assim, Boca Aberta se candidatou a deputado federal em 2018 e ingressou com representação na justiça para obter uma liminar que permitisse sua candidatura. Ele obteve a liminar, e acabou eleito.
Osmar Serraglio, que também se candidatou a deputado e foi derrotado, representou contra Boca Aberta alegando que ele não poderia ser candidato. Serraglio é suplente de Petriv, e deve assumir a cadeira após o londrinense deixar o cargo.( Derick Fernandes)