A Secretaria Municipal de Educação juntamente com os profissionais de cada Escola Municipal e Centro Municipal de Educação Infantil, através de suas ações, buscam manter em boas condições de uso e em local agradável suas unidades educacionais para o atendimento das crianças de Colombo. É importante ressaltar a importância do papel da população e dos alunos para que esses espaços permaneçam da mesma forma.
Uma instituição de ensino é um espaço público, um patrimônio de uso coletivo e depredar, pichar, sujar, quebrar ou destruir qualquer destes locais é tirar o direito de todos, caracterizando crime contra o patrimônio público, sujeito a detenção de seis meses a um ano, conforme a Lei 2.848/1940, artigo 163.
Incidentes
Em maio de 2021, profissionais da educação chegaram na Escola Municipal John Kennedy para realizar as atividades de entrega de materiais aos familiares dos alunos e encontraram a instituição completamente vandalizada, com princípio de incêndio no local.
Neste ano, mais uma instituição foi depredada na região da Vila Liberdade, com diversas avarias em portas, janelas e materiais escolares destruídos, desta vez foi a Escola Municipal de tempo integral Ernesto Ferreira Santiago.
Ações de vandalismo e depredação de espaços públicos podem ser impedidas com o apoio e denúncia da população. Para que os espaços institucionais possam ser mantidos em segurança e em boas condições para receber os alunos.
Se você ver algum patrimônio público sendo depredado ou qualquer intercorrência, entre em contato com a Guarda Municipal através do telefone 41-36665353.
Como que ninguém viu essa ação de desocupados que destruíram uma Escola Pública? A escola não fica no meio do mato, ela está localizada no coração da Vila Liberdade e a poucos metros do 22º Batalhão de Policia Militar. As pessoas de bem que são a maioria que moram no bairro precisam ajudar a policia a identificar e punir esses bandidos pé de chinelo. Acredito inclusive que até as pessoas ligadas diretamente ao mundo do crime não toleram esse tipo de atitude e devem estar também investigando porque não querem ver a policia rondando o território deles e pasmem os senhores, até eles possuem as próprias leis e esse tipo de vandalismo não e tolerado. A escola não é da prefeito e muito menos do governador, A escola é da comunidade!