A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou no mês de novembro de 2021, um intenso trabalho de limpeza em canais e bueiros da cidade, bem como a limpeza urbana com o objetivo de melhorar o escoamento das águas e evitar os transtornos causados por alagamentos, provocados principalmente pelas chuvas, típicas nos meses de janeiro de cada ano.
Entre os municípios da região metropolitana, inclusive a capital Curitiba, Colombo foi o que menos sofreu nos últimos dias após os temporais que atingiram a região metropolitana. O secretário de Meio Ambiente José Vicente de Lima, juntamente com o prefeito Helder Lazarotto e o vice Alcione Giaretton, identificaram esses trabalhos em vários pontos da cidade onde já existia um longo histórico de alagamentos.
Estraves do programa “Colombo Mais Limpa”, foi realizado limpeza nas ruas e avenidas onde foram coletadas toneladas de lixo e entulhos. Além do Programa de Prevenção de Enchentes, que intensificou o trabalho mecanizado em pontos de risco para conter os danos causados pelas chuvas, a limpeza de rios e a retirada de muito lixo e lama acumulados no fundo dos canais existentes na cidade , eliminou um dos fatores causadores de enchentes.
A população não precisa agradecer pelo trabalho realizado, afinal as pessoas são eleitas e remuneradas para prestarem bons serviços, mas quando uma secretaria é ocupada por secretários que não acompanham os trabalhos e apenas ficam massageando o ” fiofó “na cadeira, a população acaba sofrendo e a cidade sofre com transbordamentos de rios, canais e bueiros que invadem as residências. Em Colombo foram as medidas adotadas no ano passado(2021) no enfrentamento ao período chuvoso que vem livrando a cidade dos antigos alagamentos, por isso o trabalho precisa continuar.