Ciclo de Diálogo aborda PROFICE e Sistema Municipal de Cultura nesta terça

Ivan de Colombo

Na próxima terça-feira (17), o Ciclo de Diálogo com os municípios traz uma pauta dupla: o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e o Programa de Implementação do Sistema Estadual de Cultura – SEC/PR. A videoconferência, dirigida aos dirigentes municipais de cultura e transmitida pelo canal Cultura Paraná no YouTube, começa às 9h30 com abertura da superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Lançado em maio, a 4ª edição do PROFICE, o maior programa de incentivo e fomento à cultura do Estado, foi reformulada para ser mais ágil e abrangente. A primeira fase de editais está com inscrições abertas até o dia 4 de julho para as áreas de Música; Dança; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Literatura, Livro e Leitura; e Ópera.

Sobre o programa, falarão Wanessa Hoinacki, Allan Kolodzieiski e Pedro Furlan da equipe da Coordenação de Fomento e Incentivo à Cultura (CFIC).

A outra parte do ciclo aborda um tema fundamental a todos os municípios do Paraná: o Sistema Municipal de Cultura.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), apenas 87 municípios do Estado têm Conselhos Municipais de Cultura instituídos e 62 possuem Fundos Municipais de Cultura, dois componentes importantes para o sistema de cultura.

Adriane Santos e Luciene Pereira de Cristo Bracht, da equipe da Unidade de Apoio aos Municípios (UAM), apresentarão como será o trabalho dos agentes regionais nas cidades bem como a implantação do Sistema Municipal de Cultura. Esta implementação está sendo viabilizada por meio de uma parceria técnica com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

CICLO DE DIÁLOGO COM OS MUNICÍPIOS

14 de junho de 2022 – terça-feira

Das 9h30 às 10h30 

Canal do YouTube da Cultura Paraná

Videoconferência com dirigentes municipais sobre a 4ª edição do PROFICE e Programa de Implementação do Sistema Estadual de Cultura

Fonte: Agência Estadual de Noticias

Share This Article
Leave a comment